Conclusões dos Novos Encontros do Cinema Português disponíveis em publicação
Partindo da Semana de Estudos sobre o Novo Cinema Português, que aconteceu no Batalha em 1967, o Cineclube do Porto, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Batalha Centro de Cinema impulsionaram um novo momento de encontro do cinema português que reuniu no Batalha, nos dias 6 e 7 de junho de 2023, mais de 500 agentes do setor, das áreas de realização, animação, argumento, técnica, produção, distribuição, programação, interpretação, exibição, educação, crítica e jornalismo.
Durante dois dias, foram trazidos a debate quatro temas, cada um deles coordenado por investigadores que nos seis meses anteriores desenvolveram um trabalho de levantamento de dados e estudo do setor: Produção (Mariana Liz), Distribuição e Exibição (Paulo Cunha), Crítica (José Bértolo) e Educação (Carlos Natálio).
Um ano depois, é lançada uma publicação disponibilizada online, dividida nessas mesmas áreas, que reúne conclusões desse estudo e dos debates que decorreram no Porto.
O tema mais transversalmente discutido, e que acabou por assumir a maior preponderância ao longo deste processo, foi o da exibição e distribuição de cinema português. A questão da representatividade (de género e de pessoas não brancas) assumiu também um papel central, tanto no estudo como nas discussões nas mesas de debate. Tornou-se, ainda, evidente a ausência de dados, sendo reclamada a necessidade de análises organizadas em torno das diversas dinâmicas e particularidades do setor do cinema e do audiovisual em Portugal.
No seguimento da vontade manifestada pelos intervenientes do evento, para se promover novas discussões independentes acerca das várias áreas da indústria cinematográfica nacional, os organizadores dos Novos Encontros do Cinema Português irão propor uma nova iniciativa no decorrer do ano de 2025.