Bolsas Gulbenkian – Pontos de Encontro
A primeira “tour” de encontros de bolseiros terminou no dia 4 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, numa sessão onde estiveram reunidos cerca de 200 jovens e que contou com as intervenções do presidente da Fundação, António Feijó, e do administrador António Cruz Serra. A sessão de apresentação foi seguida de uma dinâmica moderada por Virgílio Varela, em que o grupo pôs em prática exercícios e reflexões sobre trabalho em equipa, cocriação e relações interpessoais.
Ao longo de duas semanas (de 17 a 27 de abril), a iniciativa Bolsas Gulbenkian-Pontos de Encontro passou por diferentes universidades e territórios do país – Braga, Aveiro, Coimbra, Porto e Covilhã – com o objetivo de fomentar o contacto e a partilha entre os alunos que integram a vasta rede de bolseiros da Fundação, que conta com mais de 30 mil pessoas de diferentes áreas e contextos.
Estes encontros foram desenhados como uma oportunidade para estreitar os laços entre os estudantes reconhecidos com a atribuição de uma bolsa Gulbenkian – de Mérito, Novos Talentos ou para alunos oriundos dos PALOP – proporcionando momentos informais de convívio, discussão e reflexão. As sessões contaram com a presença dos reitores das Universidade do Minho, Aveiro e Coimbra, e com o vice-reitor para a Formação, Organização Académica, Saúde e Bem-Estar da Universidade do Porto.
Atribuídas desde 1956, as bolsas têm apoiado estudantes de vários graus de ensino e diferentes áreas de estudo, bem como profissionais e artistas de grande prestígio. Recentemente, a Fundação reforçou substancialmente o apoio a jovens candidatos ao ensino superior com elevada qualificação escolar e escassos recursos financeiros através das Bolsas Gulbenkian de Mérito. O número de bolsas atribuídas passou de 85 para um número superior a 500, representando um apoio anual de cinco milhões de euros.
Com esta iniciativa, a Fundação Gulbenkian homenageia os já mais de 60 anos a preparar as gerações que pensam e constroem o futuro, incentivando a construção de uma rede ampla de contactos, de ligações de entreajuda e de colaborações temáticas e geográficas.