Acelerar uma Transição Energética Justa
A pobreza energética é notada em toda a Europa, mas é particularmente grave em Portugal, onde, em 2022, cerca de 1,7 milhão de pessoas sofria de frio, em casa, no inverno, e mais de um terço da população vive em casas demasiado quentes no verão.
Para combater este flagelo, a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), o Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE) da FCT – Universidade NOVA de Lisboa e a Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE) e com a colaboração com vários municípios, criou o Ponto de Transição, um projeto-piloto de resposta local para mitigar a pobreza energética.
Os resultados do projeto, agora publicados, representam um contributo para organizações, investigadores e governos, em Portugal e no estrangeiro, que trabalham as questões energéticas, a transição justa ou outras abordagens orientadas para a comunidade, com vista a responder aos impactos das alterações climáticas.
One-stop shop pelo bem-estar energético
Entre 2022 e 2023, o Ponto de Transição disponibilizou, na região de Setúbal, uma one-stop shop instalada um contentor marítimo reutilizado, onde foram prestados serviços às populações locais, designadamente aconselhamento sobre consumo e fatura de eletricidade e gás, informações e apoio à eficiência energética, das habitações, avaliações energéticas gratuitas e apoio à candidatura a vários apoios existentes.
Durante os 14 meses em que vigorou o projeto-piloto, ficou claro que as famílias mais vulneráveis, em situação de pobreza energética, precisam de apoio especializado e de proximidade para não ficarem para trás na transição para um futuro mais sustentável.
Este piloto, promovido pela Fundação Gulbenkian, foi entretanto identificado como um exemplo de boas práticas na Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050.
O projeto está agora a ser replicado em novas localizações, com financiamento do sector privado e da Comissão Europeia, para aumentar o impacto junto da comunidade.