Tiago Carrasco
“A febre do petróleo branco” é uma investigação sobre o confronto entre grandes multinacionais mineiras e comunidades do interior do país em torno da exploração de lítio.
A investigação é publicada no Público.
O refúgio é um lugar incerto
Seis reportagens que explicam porque é que o lítio anda nas bocas do mundo.
Público, 21 jul 2021
Download PDF (4 MB)
Um metal para recarregar o mundo
A febre do petróleo branco (I). Há lítio debaixo da terra que os portugueses pisam. Será isso uma bênção ou uma maldição? Quando se fala numa indústria de lítio, fervilha o conflito nas serras do Barroso, da Argemela e de Arga. O lítio pode ser o mais leve dos metais, mas o seu peso na transição energética está a virar o interior do país de pernas para o ar.
Público, 25 jul 2021
Download PDF (2.2 MB)
A chegada das picaretas
A febre do petróleo branco (II). O Governo anunciou há três anos um concurso para a prospeção e exploração de lítio. Ainda não arrancou. Complicações com a nova lei mineira têm ditado a estagnação da estratégia nacional. No entanto, no Barroso e na Argemela três empresas adiantaram-se e fizeram os primeiros furos de pesquisa na tentativa de inaugurar as primeiras minas. Uma corrida ao lítio repleta de polémicas e de suspeitas.
Público, 01 ago 2021
Download PDF (1.6 MB)
Nem um furo
A febre do petróleo branco (III). O “não” ao lítio é um dos maiores movimentos de protesto nas últimas décadas no interior do país. Já boicotaram eleições, manifestaram-se em Lisboa, irromperam de cartazes em punho na Volta a Portugal em bicicleta e em feiras gastronómicas. Os ânimos estão cada vez mais hostis perante a proximidade de abertura das minas. Há quem esteja disposto a tudo para o evitar.
Público, 08 ago 2021
Download PDF (2.9 MB)
As zonas cinzentas da mineração verde
A febre do petróleo branco (IV). As minas querem ser verdes: sem emissões de CO2 nem contaminações. Mas o green mining está longe de ser uma realidade. Em Trás-os-Montes, temem-se derrocadas de escombreiras, escassez de água e poluição atmosférica. Os especialistas dizem que a tecnologia garante a minimização de danos, mas não a sustentabilidade total. A reciclagem de baterias e os certificados ecológicos são esperados com ansiedade para assegurar uma transição energética sem zonas cinzentas.
Público, 15 ago 2021
Download PDF (1.1 MB)
A era dos cifrões elétricos
A febre do petróleo branco (V). Há quem diga que o lítio é o novo ouro. E os últimos tempos estão a dar-lhes razão: fabricantes de automóveis, governos e UE estão a investir milhões no desenvolvimento de baterias para automóveis eléctricos. Portugal ambiciona um lugar de destaque da nova indústria. Porém, para já, só há dois portugueses na vanguarda: um a fabricar baterias e outro a negociar lítio na maior bolsa de valores de metais do mundo, em Londres. Ambos temem que o Governo não esteja a fazer o suficiente.
Público, 22 ago 2021
Download PDF (2.6 MB)
Bolsas de Investigação Jornalística
Conheça as propostas de investigação dos jornalistas selecionados para as Bolsas Gulbenkian de Investigação Jornalística.
Saber mais