Residência de Arte & Ciência «A Call to the Sea»
Financiamento para uma residência internacional de três meses focada em projetos colaborativos artistas visuais, cientistas e a comunidade local que tenham por objetivo repensar coleções zoológicas de museus.
Candidaturas
Para artistas e coletivos formados por artistas e cientistas ou especialistas de outras áreas relevantes. As candidaturas serão aceites apenas em inglês.
Documentos
RESULTADOS
Projeto colaborativo Underwater Ecotones, de Francisca Rocha Gonçalves desenvolvido em colaboração com Pedro Frade, Akira Kira e Johannes Goessling.
A residência A Call to the Sea apoia projetos colaborativos entre arte e ciência e será realizada num dos Aquários mais antigos do mundo – o Aquário Vasco da Gama –, centrando-se em temas de geografias mais-que-humanas.
Procuramos propostas que liguem os campos artístico e científico, que aprofundem a colaboração e a comunicação com espécies não humanas, que criem histórias multiespécies, que abordem problemas para além dos antropocénicos e que tragam à tona narrativas da água menos visíveis e a inteligência para além da perceção humana.
Esta iniciativa, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Oeiras, integra o projeto piloto Bauhaus of the Seas Sails, financiado pelo Programa Horizonte Europa.
Condições de elegibilidade
O projeto submetido deverá ter a duração de três meses e realizar-se entre 1 de julho e 1 de dezembro de 2024. A candidatura deverá conter uma proposta calendarizada de plano de trabalho e metodologia.
Resultados esperados
Durante o período da residência, em 2024, a pessoa ou colectivo selecionado deverá:
Condições oferecidas
Como candidatar-se
Nem todos os locais de investigação estão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Para informações sobre a acessibilidade em cadeira de rodas e outros temas, contacte-nos através deste formulário.
Membros do Júri
O painel de júris é composto por dois membros independentes, Thiago Jesus e Margarida Mendes, para além de representantes das várias instituições parceiras, nomeadamente a Câmara Municipal de Oeiras, o Instituto Superior Técnico, o Aquário Vasco da Gama, o TBA21Thyssen-Bornemisza Art Contemporary e o CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian.