Sustentabilidade On Call

A Fundação Calouste Gulbenkian apoia projetos da sociedade civil que promovam padrões de produção e consumo mais sustentáveis.

 

O interesse da sociedade civil em questões de Desenvolvimento Sustentável tem vindo a aumentar, assim como a vontade de participar e criar projetos que promovam medidas e estruturas ambientalmente responsáveis, economicamente viáveis e socialmente justas.

Para dar resposta a este envolvimento, foi criada a iniciativa Sustentabilidade On Call. Esta iniciativa surgiu com o objetivo de identificar, avaliar e selecionar projetos e atividades da sociedade civil que contribuam para os objetivos do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável e que correspondam a uma das seguintes tipologias:

Advocacy

Centrado em influenciar processos de tomada de decisão;

Projetos-piloto

Testa uma solução e ajusta-se antes de se aumentar a escala;

Sensibilização

Centrado em mudar a perceção de determinados públicos-alvo sobre um assunto específico;

Scale-up

multiplicação geográfica de um piloto comprovadamente bem-sucedido;

Investigação-acão

Investigar várias soluções e implementar a melhor ou investigar uma temática com o intuito de acionar alguma mudança.

 

Através de um processo de avaliação rigoroso, transparente e imparcial, os projetos escolhidos têm de responder de forma objetiva e mensurável aos seguintes objetivos:

  • Redução da pegada ambiental dos sistemas de produção ao longo de toda a cadeia de valor, através da inovação dos processos de produção e dos modelos de negócio e/ou da aquisição de novas competências profissionais.
  • Promoção de padrões de consumo mais sustentáveis por parte da sociedade portuguesa através de ferramentas e metodologias inovadoras de sensibilização e de alteração efetiva de comportamentos.

 

 

Conheça os projetos