Candidaturas

O Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas abre novas linhas de apoio ao desenvolvimento das Artes performativas e da Língua e Cultura portuguesas, a pensar na internacionalização, inovação e experimentação artística, científica e pedagógica.

 

Internacionalização nas áreas de Dança e Teatro

Candidaturas abertas de 15 janeiro – 30 de novembro de 2018
Apoio a projetos que promovam e divulguem internacionalmente a criação portuguesa, nas áreas da Dança e do Teatro. Isto inclui a apresentação de espetáculos no circuito internacional; residências em estruturas internacionais de acolhimento e a vinda a Portugal de profissionais estrangeiros, desde que integrados num projeto afeto a uma estrutura artística nacional. Podem candidatar-se pessoas em nome individual ou estruturas de produção.

Candidatar

 

Internacionalização na área de Cinema

Candidaturas abertas de 15 janeiro – 30 de novembro de 2018
Apoio a projetos que promovam e divulguem internacionalmente a criação ou programação em cinema, em coprodução com parceiros internacionais, dirigido prioritariamente a criadores ou produtores em início de carreira internacional. Podem candidatar-se pessoas em nome individual ou estruturas de produção.

Candidatar

 

Investigação nos domínios da Língua e da Cultura Portuguesas

Candidaturas abertas em permanência
Serão concedidos apoios no âmbito da investigação e dos estudos avançados nos domínios da Língua e da Cultura Portuguesas. Será dada prioridade aos projetos apresentados que incidam nos domínios específicos da Linguística, Filologia, Didática do Português e também nas Humanidades, nomeadamente, História, Estudos Artísticos, Literatura, Filosofia e Estudos Culturais. Este apoio destina-se a instituições públicas ou privadas de ensino superior, centros de investigação ou outras entidades afins, portuguesas ou estrangeiras.

Candidatar

 

Estudos Portugueses na Universidade de Berkeley

Candidatura aberta de 20 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018

Concurso para Professor Visitante da Universidade de Califórnia, Berkeley | Programa Gulbenkian de Estudos Portugueses  Destinado a Professores Catedráticos, Associados ou Assistentes de qualquer universidade portuguesa, especialistas em domínios da Língua, Literatura, História e Cultura (Arte, Arquitetura, Música, etc.) Portuguesas. O candidato selecionado receberá uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e lecionará um semestre do ano letivo 2018/19 como Visiting Professor da Universidade de Berkeley.

Saber mais

 

 

Patrimónios: Recursos para políticas de desenvolvimento

Candidatura aberta de 15 de junho a 15 de julho de 2017

Curso de capacitação de recursos humanos dos PALOP para a definição e implementação de estratégias de desenvolvimento sustentado que tenham como base o património material.

Candidatar

 

 

Apoios atribuídos em 2017

Apoios em Cinema Apoios em Dança Apoios em Teatro