Cinema

Apoio à internacionalização

Resultados

Projetos apoiados para a Internacionalização em Cinema 2018

ALICE DOS REIS
Participação do filme Mood Keep na Galeria Shpere em Melbourne (Austrália)

ANA MOREIRA
Participação  do filme Aquaparque (CM) nos festivais internacionais de cinema em Montréal (Canadá), Riga (Letónia), Uppsala (Suécia) e Brest (França)

ANDRÉ GIL MATA MARTINS
Participação  do filme A Árvore no Festival Internacional de Cinema de Lima (Peru) e Festival Olhar do Cinema, Curitiba (Brasil) – e no Seville Festival Europeo de Cine (Espanha)

APR - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE REALIZADORES
Representação portuguesa com três longas-metragens no programa ACID TRIP 2 – Portugal no Festival de Cannes seguido de mesa redonda e produção de uma publicação que reúne a filmografia dos realizadores que compõem a APR

ASSOCIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA VAIVEM
Realização da 6ª Semana de Cine Portugués em Buenos Aires, de 3 a 9 de dezembro de 2018, no MALBA – Museu de Arte Latioamericano de Buenos Aires (Argentina)

ASSOCIAÇÃO IL SORPASSO
Projeto LUSO/ Sguardi Lusitani  – mostra itinerante de cinco longas metragens de cinema português em Itália

CEDRO PLÁTANO
Participação de Renata Sancho no programa Emerging Producers, no âmbito do Festival Internacional de Documentários de Ji.hlava (República Checa), em Jihlava e em Berlim (Alemanha)

C.R.I.M. PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS
Participação do filme Vira Chudenko de Inês Oliveira na competição internacional do Festival de Cine de Cartagena das Indias (Colombia)

DAVID PINHEIRO VICENTE
Participação do filme Onde o Verão Vai na secção Berlinale Shorts no Festival Internacional de Berlim (Alemanha)

HELENA ESTRELA
Participação  do filme Bela Mandil (CM) na Viennale – Vienna International Film Festival (Austria)

ICO COSTA
Participação do filme Barulho Eclipse no Festival Cinéma du Réel, em Paris (França)

JOÃO VLADIMIRO
Participação do filme Anteu (CM) no Festival de Cinema de Nova Iorque (EUA)

LAURA DE SOUSA SEIXAS
Participação no ITV Fest , Duluth, Minnesota (EUA) para a apresentação da mini serie cinematográfica com estreia em televisão, da qual é coautora e produtora, Dreaming Whilst Black

MOONWAY FILMS, UNIPESSOAL, LDA
Participação do filme Aires Mateus: Matéria em Avesso de Henrique Pina, no Architecture and Design Film Festival, NY (EUA)

PAPAVERONOIR FILMS
Participação de dois filmes de João Viana, Madness (CM) e Our Madness  no Berlinale 2018 – Berlin International Film Festival (Alemanha)

PEDRO ALMEIDA
Participação  do filme Laranja Amarelo (CM) no Atomium, em Bruxelas, no âmbito da 39º edição do Festival Internacional de Cinema Independente de Bruxelas

REGINA PESSOA, DAVID DOUTEL E VASCO SÁ
Apoio, em colaboração com o Serviço das Comunidades Arménias para a participação Portuguesa dos realizadores portugueses Regina Pessoa, David Doutel e Vasco Sá no Festival Reanimania, (Arménia)

RITA ALEXANDRA DIAS CASTRO
Participação  do filme de animação The Pancake's House (CM) em Estreia internacional no Festival BIKY (Coreia do Sul)

SÍLVIA COELHO DE SOUSA
Participação com do filme corealizado com Paulo Raposo, Medronho Todos os Dias, na seleção oficial do 38th NAFA International Ethnographic Film Festival (11-15 setembro), em Cluj-Napoca (Roménia)

TERRATREME
Participação no BrLab (Brasil) para desenvolvimento de um projeto de longa-metragem de Ico Costa Naufrágio, Inhambane

VITOR HUGO COSTA
Participação no - Interactive Factual Lab (FLAB)  para desenvolvimento do projeto From the Jungle to the Future. em Riga (Letónia) e em Ghent (Bélgica)

Destina-se a promover a divulgação internacional do cinema português como é o caso da participação comprovada em Festivais e Mostras de Cinema no estrangeiro. Privilegia os cineastas em início de carreira.

 

Elegibilidade

As candidaturas podem ser submetidas por criadores em nome individual ou por estruturas artísticas e de produção, nacionais ou residentes em Portugal.

O apoio da Fundação é atribuído a título de comparticipação nas despesas ou nos encargos dos projetos. Exclui-se, por conseguinte, projetos que visem a obtenção de financiamento integral.

 

Exclusões

  • Projetos de caráter académico, escolar ou amador.
  • Candidaturas de entidades que se encontrem em situação de incumprimento injustificado perante a Fundação, no que respeita à apresentação de Relatórios de Execução material e/ou financeira, ou devolução de saldos de projetos anteriores.
  • Projetos que incluam despesas com caráter retroativo.

Como concorrer

  1. Faça login para criar uma conta
  2. Leia atentamente o regulamento e junte toda a documentação necessária antes de submeter a candidatura
  3. Clique no formulário próprio, será criado o seu processo e depois de preencher a página de candidatura poderá fazer o upload dos documentos obrigatórios (consulte a lista de documentos obrigatórios no regulamento) e acompanhar o seu processo futuramente (guarde os dados de login junto da sua candidatura).
  4. Depois de preencher a página de candidatura e fazer o upload dos documentos clique em submeter.

Notas

  • Todos os pedidos de apoio devem ser apresentados em português e submetidos através do preenchimento do formulário na página de candidatura.
  • Preencha devida e sucintamente todos os campos obrigatórios (assinalados com *) do formulário de candidatura. A apresentação detalhada do projeto deverá ser efetuada através de documentação anexa, que poderá submeter na página de candidatura.
  • Utilize a expressão “não aplicável”, sempre que a informação exigida não se adeqúe ao âmbito do projeto. No caso dos campos numéricos, insira 0,00.
  • Na opção para upload de documentos, tente juntar os documentos para cada item apenas em um documento PDF ou JPEG.

Para mais informações:

Helena Vaz da Silva (hsilva@gulbenkian.pt)
Telefone: +351217823156