Maria Fernanda Passos Leite

1942, Cartaxo, Portugal

Conservadora do Museu Calouste Gulbenkian (a partir de 1980); Conservadora e Assessora do Museu Calouste Gulbenkian e responsável pelas coleções de têxteis (orientais e ocidentais) e Coleção Lalique (2004 – 2012)

24 Exposições

Licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez também o curso de Ciências Pedagógicas. Em 1973 e 1974, realizou o curso de dois anos de Conservador de Museu, no Museu Nacional de Arte Antiga.
Foi bibliotecária da Faculdade de Letras (1967-1968) e iniciou funções no Museu Calouste Gulbenkian (MCG) em 1968, que interrompeu em 1975 para passar a ser conservadora do Museu Nacional de Arte Antiga (1975-1980), responsável pelas secções de Ourivesaria e Têxteis.
Conservadora do Museu Calouste Gulbenkian a partir de 1980, conservadora e assessora a partir de 2004, até 2012 (ano em que se reformou). Foi responsável pelas coleções de têxteis (orientais e ocidentais) e Coleção Lalique. Colaborou com o Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) na organização e montagem do Museu Indo-Português de Cochim, na Índia (entre 1998-2000).
Organizou em 2003, na Fundação, em Lisboa, o congresso internacional do Centre International d'Étude des Textiles Anciens (CIETA). De 1981 a 1983, colaborou na organização da XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura, sob os auspícios do Conselho da Europa: «Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento». Integrou a direção da Comissão Nacional Portuguesa do International Council of Museums (ICOM) em vários mandatos. Pertenceu ao Comité Internacional de Artes Decorativas do ICOM. Representou a Fundação e Portugal no Conselho Diretivo do CIETA.
Entre muitas outras, realizou as seguintes exposições, como comissária ou comissária-executiva: «Um Olhar sobre as Reservas: Tapetes Orientais» (FCG, 1985); «Tapetes Orientais da Coleção Calouste Gulbenkian» (Palácio Nacional de Mafra, 1992); «No tempo em que os animais falavam: Fábulas de La Fontaine na Colecção Calouste Gulbenkian», em colaboração com Manuela Fidalgo (MCG, 1993); «Arte Islâmica e Mecenato: Tesouros do Kuwait», em colaboração com Maria Queiroz Ribeiro (MCG, 1997); «Uma Tradição Secular: Bordados do Império Otomano à Índia, Séc. XVII-XIX» (MCG, 2003); «Un Jardín Encantado: Arte islámico en la Colección Calouste Gulbenkian», em colaboração com Maria Queiroz Ribeiro (Fundación Santander Central Hispano, Madrid, 2001); «Arte Islâmica na Coleção Calouste Gulbenkian», em colaboração com Maria Queiroz Ribeiro (Fundação Cultural de Abu Dhabi, 2004), exposição que esteve patente também em Mascate (Omã) e Argel (Argélia); «Espelhos do Paraíso: Tapetes do Mundo Islâmico, Séc. XV-XX» (FCG, 2005); «Cartier 1899-1949: O Percurso de Um Estilo» (MCG, 2007); «A Educação do Príncipe: Obras-primas da Coleção do Museu Aga Khan» (MCG, 2008); «L'Hôtel Gulbenkian, 51 Avenue d'Iéna: Memória do Sítio» (na Delegação em França da FCG, em 2011, e posteriormente apresentada no MCG em Lisboa).
Participou na montagem de diversas exposições que integraram um número considerável de obras de René Lalique da Coleção Gulbenkian desde 1885-1986 até 2010, com destaque para as mostras apresentadas nos Estados Unidos, Japão, França, Alemanha e Rússia.
Foi autora de textos em diversas publicações da Fundação, por exemplo num guia abreviado do Museu, ou em diferentes catálogos sobre tapetes orientais, têxteis e obras de René Lalique, arte islâmica e artes tradicionais portuguesas (ourivesaria).
Foi autora do catálogo Uma Tradição Secular: Bordados do Império Otomano à Índia, Séc. XVII-XIX, na sequência da exposição homónima que esteve patente no Museu Gulbenkian, em 2007, e da obra René Lalique no Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa: Skira, 2008).


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