Fasciculus Temporum. Arte Tardo-medieval do Museu Nacional Het Catharijneconvent de Utreque

Exposição de arte sacra de obras do Museum Catharijneconvent, de Utreque (Holanda), organizada por esta instituição, em parceria com o Museu Calouste Gulbenkian. Reuniu Livros de Horas, pintura, escultura e têxteis do século XIV ao XVI. Contou com conferências, um ciclo de música medieval e seminários temáticos sobre a arte desse período.
Exhibition of sacred artworks from the Museum Catharijneconvent, Utrecht, organised by the museum in partnership with the Calouste Gulbenkian Museum. The show featured Books of Hours, paintings, sculptures and textiles from the 14th to the 16th centuries. The programme included conferences, a series on medieval music and seminars themed on the art of the era.

«Fasciculus Temporum. Arte Tardo-medieval do Museu Nacional Het Catharijneconvent de Utreque» trouxe a Lisboa cerca de 92 peças da representativa coleção de arte sacra antiga dessa instituição holandesa. O título em latim alude a uma das áreas mais bem representadas na mostra, os livros de horas. Datados dos séculos XV e XVI, permitiram observar de perto a transição dos manuscritos iluminados para as técnicas de impressão tipográfica.

Compreendido entre meados do século XIV e o final do século XVI, o acervo exposto estendeu-se ainda à pintura e à escultura em madeira e marfim e aos paramentos e bordados de têxteis litúrgicos. Cobria especialmente o espectro geográfico alargado do gótico internacional no Centro e Norte da Europa, desde a França à Inglaterra, da Alemanha aos Países Baixos. Estas rotas cruzam-se depois com uma interessante Virgem e o Menino (c. 1600), pintura de origem portuguesa já da viragem para o século XVII. Está inserida num curioso oratório de madeira – exemplo de arte namban japonesa, que chamava ao contexto os jesuítas portugueses. A pequena imagem votiva terá chegado ao Japão através dos missionários, de onde regressou com esta impressionante intervenção de arte da laca e de glíptica, repleta de incrustações de madrepérola (Fasciculus Temporum…, pp. 71-72).

A ideia para esta coprodução com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) terá surgido aquando do empréstimo do Livro de Horas de Margarida Clèves (Inv. LA148) do acervo do Museu Calouste Gulbenkian (MCG) ao Museum Catharijneconvent de Utreque (MCU), em dezembro de 1989 (Ofício de Maria Teresa Gomes Ferreira para a Presidência da FCG, Arquivos Gulbenkian, MCG 03081). Após aprovação do Conselho de Administração da FCG, o MCU começa rapidamente a preparar o catálogo que, em versão bilingue português/inglês, foi, à data, uma das monografias mais importantes na bibliografia internacional acerca do acervo deste museu holandês, merecendo um envio alargado a instituições congéneres, bem como solicitações de outras entidades na área da arte antiga (Arquivos Gulbenkian, MCG 03081).

A exposição inaugurou a 26 de novembro de 1992 na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian, com Helen C. Wüstefeld, curadora do MCU, a proferir uma conferência inaugural subordinada ao tema «Dutch Manuscript Painting» (Convite, Arquivos Gulbenkian, MCG 03081). A exposição ficou patente até 7 de fevereiro de 1993, período em que os visitantes puderam também participar noutras atividades no âmbito da mostra, a começar pela apresentação de diapositivos com a história do Catharijneconvent e a sua transformação em instituição museológica, bem como imagens de marfins (França, século XIV) e livros manuscritos e iluminados (Holanda e Flandres, séculos XV e XVI) dos acervos da FCG, que não foram expostos ao vivo nesta ocasião (Sessões de audiovisuais…, Arquivos Gulbenkian, MCG 03082).

A programação paralela contou também um ciclo de música medieval que trouxe três concertos ao átrio do Museu (Programa. Ciclo de música…, Arquivos Gulbenkian, MCG 03082). A abertura coube ao musicólogo Rui Vieira Nery, com a conferência «A Escola Franco-Flamenga e o estabelecimento de modelos internacionais na polifonia europeia do Renascimento», proferida no auditório do MCG, a 2 de dezembro de 1992, com a reprodução áudio de excertos musicais (Ibid.).

No dia 16 desse mesmo mês, o organista João Vaz e o contratenor lírico Manuel Brás da Costa interpretaram o primeiro de três «Concertos de Música Franco-Flamenga dos Séculos XIV e XV» (Ibid.). Seguiu-se-lhes um recital pelo grupo Segréis de Lisboa e pelo Coro de Câmara de Lisboa, a 6 de janeiro de 1993, e finalmente, a 27 de janeiro, uma interpretação a cargo do agrupamento Coral Vértice do Coro Gulbenkian – apresentação da qual os Arquivos Gulbenkian guardam um folheto, também ele com um texto de Rui Vieira Nery e que se supõe ter sido a base para a sua comunicação no início do ciclo de música (Coral Vértice…, 27 jan. 1993, Arquivos Gulbenkian, MCG 03082).

Não foi apenas este ciclo que fez soar a música medieval no âmbito da mostra «Fasciculus Temporum». A própria sala de exposições pôde contar com a reprodução de gravações coligidas pela fonoteca da FCG (Ofício de Rosa Figueiredo para Janine Moura, 19 nov. 1992, Arquivos Gulbenkian, MCG 03081).

Durante a mostra, o aprofundamento temático da arte medieval deu-se também através do curso «O Final da Idade Média», a cargo do historiador de arte José Custódio Vieira da Silva, cujas quatro sessões decorrerem nos dias 20 de janeiro e 3, 10 e 17 de fevereiro de 1993, na Sala de Conferências do MCG. Um pouco mais tarde, e nesse mesmo espaço, seria a vez de o historiador Carlos Alberto Ferreira de Almeida orientar o seminário «Iconografia Medieval Portuguesa», com sessões a 3, 10, 17 e 24 de março de 1993. Apesar de ter acontecido já após o encerramento de «Fasciculus Temporium», a documentação consultada reitera que este curso foi programado ainda durante a mostra, enfocando o contexto português dentro da tónica na arte medieval e tardo-medieval trazida pela exposição (Arquivos Gulbenkian, MCG 03082).

Daniel Peres, 2019


Ficha Técnica


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

Dutch Manuscript Painting

26 nov 1992
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Sala de Conferências
Lisboa, Portugal
Exibição audiovisual

Fasciculus Temporum. Arte Tardo-medieval do Museu Nacional Het Catharijneconvent de Utreque. Sessão de Audiovisuais. Diapositivos.

26 nov 1992 – 7 fev 1993
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Sala de Conferências
Lisboa, Portugal
Curso

O Final da Idade Média. Ciclo de Lições por José Custódio Vieira da Silva

20 jan 1993 – 17 fev 1993
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Sala de Conferências
Lisboa, Portugal
Curso

Iconografia Medieval Portuguesa. Ciclo de Lições por Carlos Alberto Ferreira de Almeida

3 mar 1993 – 24 mar 1993
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Sala de Conferências
Lisboa, Portugal
Concerto

Josquin des Près e os seus Contemporâneos

27 jan 1993
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Conferência «Dutch Manuscript Painting», proferida por Helen Wüstefeld
Ciclo de lições por José Custódio Vieira da Silva
Ciclo de lições por José Custódio Vieira da Silva
Ciclo de lições por José Custódio Vieira da Silva
Maria Teresa Gomes Ferreira

Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03081

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém postais, folhetos, informações sobre seguros e transportes, maquetas do catálogo e traduções dos textos. 1990 – 1993

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03082

Pasta de arquivo com documentação referente à produção da exposição Fasciculus Temporum. Arte Tardo-medieval do Museu Nacional de Het Catharijneconvent de Utreque e respectivas atividades paralelas. Centra-se especialmente sobre o ciclo de música e os cilos de conferências surgidos durante e no seguimento da apresentação dessa mostra. Contém material gráfico diverso e outras informações administrativas. 1992 – 1993

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03600

Pasta de arquivo com documentação referente à produção da exposição «Fasciculus Temporum. Arte Tardo-medieval do Museu Nacional de Het Catharijneconvent de Utreque» e respetivas atividades paralelas. Centra-se especialmente na construção do catálogo de exposição, que viria a ser uma das principais referências bibliográficas sobre o acervo dessa instituição holandesa. 1992 – 1993

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001-D02666

Coleção fotográfica, cor: evento associado (FCG, Lisboa) 1993

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001-D02668

Coleção fotográfica, cor: evento associado (FCG, Lisboa) 1992


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.