Os Herdeiros de Rietveld. Design Holandês Contemporâneo

Exposição de itinerância internacional sobre design holandês contemporâneo, realizada no âmbito da visita da rainha dos Países Baixos a Portugal. Reuniu objetos de tipologia variada e de grande qualidade, desde peças de mobiliário de espaços domésticos aos aviões Fokker 50 e 100, passando por selos, cartazes e notas de banco.
International travelling exhibition on contemporary Dutch design arranged for the visit of the Dutch queen to Portugal. The show featured a wide variety of high-quality items, from domestic furniture to Fokker 50 and 100 airplanes, as well as stamps, posters and banknotes.

A exposição itinerante «Os Herdeiros de Rietveld» foi inaugurada a 6 de novembro de 1990, no âmbito da visita da rainha da Holanda a Portugal, e esteve patente até 9 de dezembro, na Galeria do piso 1 do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

A exposição foi concebida por Martin Visser, designer, colecionador e ex-conservador do Museu Boijmans-van Beuningen, e pelo Rijksdienst Beeldende Kunst (serviço neerlandês para as belas-artes). Comissariada por Evert Rodrigo, a exposição contou, na sua produção, com o apoio da Embaixada dos Países Baixos em Lisboa.

O objetivo da mostra foi «contribuir de forma concreta e estimulante para a imagem que o design holandês evoca internacionalmente», através de um conjunto de produtos variados e de grande qualidade (Comunicado de imprensa, 27 jun. 1989, Arquivos Gulbenkian, CAM 00067).

Focando-se nos produtos e não no seu criador, a exposição mostrou variadas peças de design contemporâneo holandês, organizadas em 14 núcleos, que divulgavam os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos: Transportes; Cartazes; Gráficos; Identidade Colectiva; Iates; Têxteis; Rietveld; O Pavilhão; Schiphol Areoporto de Amesterdão; Acessórios; Mobiliário; Mobiliário para escritório; Aparelhagem; Engenharia; Tapetes.

Os autores holandeses representados na exposição tinham em comum o legado de Gerrit Rietveld (1888-1964), importante designer holandês, membro do grupo neoplasticista e colaborador da revista De Stijl.

O núcleo central da exposição era constituído por produtos de design de interiores domésticos, como os tapetes Van Besouw e Artifort, e de escritório, como os móveis Pastoe e Artifort e o mobiliário Mehes Plus da Ahrend. Foram ainda mostrados trabalhos de design gráfico, como selos e cartazes, e objetos holandeses de grande exportação, como os barcos à vela e a motor Huisman e De Voogt e os aviões Fokker 50 e 100.

Também foram apresentados produtos de pequena escala, como eletrónica Philips, bijutaria holandesa e jarras Delta, de Mart van Schijndel.

A itinerância da exposição iniciou-se no International Design Center, de Nova Iorque, em outubro de 1989, tendo seguido para o Pacific Design Center, em Los Angeles, e depois para Chicago. Entre 1991 e 1992, a exposição foi apresentada na Europa, sendo vista em Londres, Milão, Barcelona, Madrid e Paris. Depois de ter estado em Lisboa, foi apresentada no Porto, no Mercado Ferreira Borges, de 6 a 28 de fevereiro de 1991.

A divulgação da exposição dividiu opiniões. No suplemento Notícias Magazine, foi considerada extraordinária e «a não perder». Não seria, todavia, essa a opinião do crítico do jornal O Independente (assinado H. R. S.), para quem o conjunto exposto «não suscita uma grande admiração, tanto as formas como os materiais utilizados não são suficientemente inovadores para competir, por exemplo, com os designers italianos» (H. R. S., Diário de Notícias. Notícias Magazine, 18 nov. 1990).

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Sommer Ribeiro (ao centro) e José de Azeredo Perdigão (à dir.)
José Sommer Ribeiro e José de Azeredo Perdigão (ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00067

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa, material fotográfico, orçamentos e recortes de imprensa. 1989 – 1991

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/004-D00525

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 1990


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