No Tempo em Que os Animais Falavam. Fábulas de La Fontaine na Colecção Calouste Gulbenkian

25.º Aniversário do Museu Calouste Gulbenkian

Exposição itinerante integrada nas comemorações dos 25 anos do Museu Calouste Gulbenkian. Proposta pelo departamento de Conservação do Museu e envolvendo vários serviços da Fundação, a mostra apresentou ilustrações das fábulas de Jean de La Fontaine presentes na coleção do Museu.
Travelling exhibition included in the Calouste Gulbenkian Museum’s 25-year commemorations. Proposed by the Museum’s Conservation department and involving several of the Foundation’s departments, the show presented illustrations by Jean de La Fontaine’s Fables included in the Museum’s collection.

A exposição «No Tempo em Que os Animais Falavam. Fábulas de La Fontaine na Colecção Calouste Gulbenkian» inaugurou a 22 de junho de 1994, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian, aí ficando patente até 4 de junho do ano seguinte, assinalando o tricentenário do nascimento de Jean de La Fontaine.

A mostra, que comemorou o 25.º aniversário do Museu Calouste Gulbenkian, teve um caráter marcadamente pedagógico, repartindo a informação decorrente da investigação em três linhas de abordagem: exposição, catálogo e álbum de aguarelas. Este último reproduziu as 57 aguarelas presentes na mostra, raramente expostas ao público por razões de conservação, as quais foram adquiridas por Calouste Gulbenkian a 23 de maio de 1922, em Paris. Estas aguarelas, realizadas entre finais do século XIX e inícios do século XX por 30 pintores da Escola Francesa e ilustrando algumas das mais conhecidas fábulas de Jean de La Fontaine, célebre fabulista francês, constituíram o núcleo mobilizador da exposição, que foi complementado por livros do século XVIII e XX e tapeçarias em móveis de assento do século XVIII.

Ao ser utilizada para ilustrar as fábulas de La Fontaine, a técnica da aguarela permitiu obter «espontaneidade e imediatismo no tratamento do tema, veracidade na interpretação das constantes mutações da Natureza, frescura e transparência de tonalidades, onde o branco do papel joga com os pigmentos coloridos, guardando sempre os tons claros» (Aguarelas, 1994).

Os livros selecionados revelam uma tradição que começou em 1668 com a publicação da primeira coletânea de fábulas de La Fontaine, e que passa pela ilustração permanente destes contos por artistas de renome ou por mestres menores, que representavam a sua interpretação dos momentos de cada prólogo que consideravam mais relevantes.

As tapeçarias expostas exemplificavam os trabalhos das três mais importantes manufaturas francesas – Gobelins, Beauvais e Aubusson –, correspondendo ao gosto de três estilísticas diferentes e sucessivas que dominaram as artes decorativas ao longo do século XVII: o gosto da época da Regência (1715-1723), o gosto da época de Luís XV (1715-1774) e o gosto neoclássico de Luís XVI (1774-1792).

Além da publicação do catálogo da exposição e do álbum de aguarelas, foi editado um caderno suplementar com a versão em francês dos textos do catálogo e vendido em conjunto com este. A grande afluência de visitantes estrangeiros e a vontade de divulgar a exposição a nível internacional justificaram a impressão deste caderno.

O projeto da exposição «No Tempo em Que os Animais Falavam» resultou da iniciativa da equipa de Conservação do Museu Calouste Gulbenkian, nomeadamente do núcleo de aguarelas, e de Manuela Fidalgo e Maria Fernanda Passos Leite, o que, de certa forma, veio alterar a perceção do conceito de «conservação» no seio de uma coleção, revelando o museu como um lugar privilegiado de pesquisa e comunicação.

O projeto da exposição partiu da premissa de que a coleção permanente do Museu Calouste Gulbenkian não deveria ser relegada para segundo plano relativamente ao programa de exposições temporárias, devendo antes procurar, a partir das características intrínsecas do acervo, ir ao encontro das necessidades e interesses do seu público habitual e atrair novos públicos. Neste sentido, optou-se por criar um cenário que acolhesse e apresentasse o conjunto selecionado de aguarelas e mobiliário, transformando a sala da exposição numa «floresta».

O conceito cenográfico foi da responsabilidade de Antónia Augusta Peixoto, que, para o espaço da Galeria de Exposições Temporárias do Museu, criou um ambiente de floresta, constituído por um labirinto em madeira, rodeado por árvores gigantes em esferovite, revestidas a fibra de vidro, com ramagens, animais, uma rocha e um ribeiro cenografado, várias estruturas em madeira que reproduziam pontes, e diversos apontamentos de terra seca, ervas e arbustos.

O alargado período em que a exposição esteve aberta ao público e o pequeno número de atividades complementares planeadas de início foram essenciais para que o Museu tivesse alguma flexibilidade na resposta às propostas que foram surgindo ao longo deste tempo, «possibilitando uma gestão progressiva do espaço e do tempo com a hipótese subjacente de surpreendermos e sermos surpreendidos, na dialéctica de convívios integrados, por novas formas/actos de animação» (No Tempo em Que os Animais Falavam. Fábulas de La Fontaine na Colecção Calouste Gulbenkian, 1994, p. 6).

Do conjunto de atividades realizadas no âmbito da exposição contaram-se conferências, exibição de filmes de animação e espetáculos de marionetas.

As conferências realizadas foram quatro, de 17 de janeiro a 16 de fevereiro de 1995, na Sala de Conferências do Museu, e proferidas por Alain-Marie Bassy, crítico literário e especialista em contos de La Fontaine, Anne-Marie Vécot da Cruz-Filipe, professora no Institut Franco-Portugais, e Ernesto J. Gil López, professor na Universidade de La Laguna, Santa Cruz de Tenerife.

Os filmes de animação foram cedidos pela TVI e pela Embaixada de França em Portugal, e os espetáculos de marionetas estiveram a cargo do grupo Associação Cultural Marionetas de Lisboa.

Foi ainda realizada uma oficina de xilogravura, conduzida por Maria Irene Ribeiro, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio de 1995, no átrio da Biblioteca de Arte. Desta oficina resultaram 68 trabalhos de 42 autores, expostos na Sala de Conferências da Fundação Calouste Gulbenkian entre 24 de janeiro e 30 de março de 1996, numa mostra intitulada «No Tempo em Que os Animais Falavam II. Gravuras».

A exposição foi divulgada no programa cultural «O Espaço e o Tempo», de Henrique Mendes, e no programa «Noite de Helena», da Rádio Renascença. Maria Teresa Gomes Ferreira foi entrevistada para o programa «Arte em Portugal», que passou na Antena 2.

De forma geral, a receção crítica foi positiva, apesar de existirem algumas exceções, como a de Alexandre Pomar, a quem não agradou a cenografia da exposição: «Os "petits maîtres" que fazem um uso ilustrativo da aguarela talvez não consigam sobreviver ao século que já passou sobre eles, e a concorrência que a montagem parece querer fazer às exposições de dinossauros não se afigura ganhadora – mas (quem sabe?) pode ser que valha a pena fazer a experiência.» (Pomar, Expresso, 2 jul. 1994)

Por sua vez, Vasco Graça Moura seria da opinião oposta à de Alexandre Pomar, considerando tratar-se da «única exposição que neste momento vale a pena»: «As peças são inesperadas e esplendorosas. A montagem, espetacular, recria-lhes um habitat adequado.» (Moura, Diário de Notícias, 26 jun. 1994)

Em 1995, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) atribuiria ao serviço de animação da exposição o prémio de «Melhor Serviço de Extensão Cultural».

Depois de apresentada em Lisboa, a exposição esteve patente na Sala de Arquivo da Alfândega do Porto, de 1 de março a 31 de dezembro de 1996, com organização da Fundação Calouste Gulbenkian e da Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações.

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

O Corvo que queria imitar a Água

Alexandre-Gaston Guignard (1848-1922)

O Corvo que queria imitar a Água, Inv. 462-9

les Hommes illustres qui ont paru en France pendant ce siècle. Avec leurs portraits au naturel

Charles Perrault (1628-1703)

les Hommes illustres qui ont paru en France pendant ce siècle. Avec leurs portraits au naturel, Séc. XVII / Inv. LA99

O Pastor e o Mar

CLAIRIN, Georges-Jules-Victor (1843-1919)

O Pastor e o Mar, Inv. 462-17

A Ingratidão e a Injustiça dos Homens para com a Sorte

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

A Ingratidão e a Injustiça dos Homens para com a Sorte, 1880 (?) / Inv. 462-52

A Morte e o Infeliz

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

A Morte e o Infeliz, 1881 / Inv. 462-4

A Pomba e a Formiga

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

A Pomba e a Formiga, 1880 / Inv. 462-7

Dafné e Alcimadure

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

Dafné e Alcimadure, 1881 / Inv. 462-41

Jupiter e o Viajante

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

Jupiter e o Viajante, 1880 / Inv. 462-8

O Amor e a Loucura

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

O Amor e a Loucura, 1880 / Inv. 462-57

O Rapaz e o Mestre-Escola

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

O Rapaz e o Mestre-Escola, 1880 / Inv. 462-6

O Velho e os seus Filhos

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

O Velho e os seus Filhos, 1881 / Inv. 462-15

O Velho e os Três Jovens

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

O Velho e os Três Jovens, 1880 / Inv. 462-24

Os Dois Galos

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

Os Dois Galos, 1882 / Inv. 462-45

Philémon e Baucis

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

Philémon e Baucis, Inv. 462-54

Simónidas salvo pelos Deuses

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

Simónidas salvo pelos Deuses, 1881 / Inv. 462-12

Desconhecido

Início do séc. XVIII / Inv. 2081

A Águia e a Pega

DORÉ, Gustave (1832-1883)

A Águia e a Pega, Inv. 462-43

O Passarinheiro, o Açor e a Cotovia

DUEZ, Ernest-Ange (1843-1896)

O Passarinheiro, o Açor e a Cotovia, Inv. 462-33

A Mulher e a Serpente

FERRIER, Gabriel (1847-1914)

A Mulher e a Serpente, 188(?) / Inv. 462-44

A Raposa e as Uvas

FRANÇAIS, François-Louis (1814-1897)

A Raposa e as Uvas, 1880 / Inv. 462-50

O Rato e a Ostra

Gaston de Latenay (1859 - 1943)

O Rato e a Ostra, 1818 / Inv. 462-22

As Mulheres e o Segredo

Gaston Le Mains (1860-1929)

As Mulheres e o Segredo, Inv. 462-30

Jean de La Fontaine (1621-1695)

Gerard Edelinck (1640-1707)

Jean de La Fontaine (1621-1695), Inv. 2097

A Cigarra e a Formiga

GERVEX, Henri (1852-1929)

A Cigarra e a Formiga, Inv. 462-34

Os Abutres e os Pombos

GIACOMELLI, Hector (1822-1904)

Os Abutres e os Pombos, Inv. 462-40

Os Peixes e o Pastor que toca Flauta

Giuseppe De Nittis (1846-1884)

Os Peixes e o Pastor que toca Flauta, Inv. 462-39

O Lobo, a Cabra e o Cabritinho

Giuseppe Palizzi (1812-1888)

O Lobo, a Cabra e o Cabritinho, Inv. 462-26

O Carvalho e o Caniço

HARPIGNIES, Henri-Joseph (1819-1916)

O Carvalho e o Caniço, 1879 / Inv. 462-1

A Garça

HEILBUTH, Ferdinand (1826-1889)

A Garça, Inv. 462-55

A Lebre e as Rãs

HEILBUTH, Ferdinand (1826-1889)

A Lebre e as Rãs, Inv. 462-3

O Grilo

HEILBUTH, Ferdinand (1826-1889)

O Grilo, Inv. 462-56

A Raposa e o Busto

Isidor Rosenstock (1880-1956)

A Raposa e o Busto, Inv. 462-49

O Cão com as Orelhas cortadas

Isidor Rosenstock (1880-1956)

O Cão com as Orelhas cortadas, Inv. 462-32

O Corvo e a Raposa

Isidor Rosenstock (1880-1956)

O Corvo e a Raposa, Inv. 462-42

O Gaio enfeitado com Penas de Pavão

Isidor Rosenstock (1880-1956)

O Gaio enfeitado com Penas de Pavão, Inv. 462-29

A Cabeça e a Cauda da Serpente

JACQUEMART, Jules-Ferdinand (1837-1880)

A Cabeça e a Cauda da Serpente, 1879 / Inv. 462-47

O Burro e o Cãozinho

JACQUEMART, Jules-Ferdinand (1837-1880)

O Burro e o Cãozinho, 1879 / Inv. 462-37

A Mulher Afogada

JACQUET, Gustave Jean (1846-1909)

A Mulher Afogada, 1880 / Inv. 462-2

Fables choisies, mises en vers par J. de La Fontaine. Nouvelle édition, gravée en taille douce, les figures par le Sr. Fessard, le texte par le Sr. Montulay, dédiées aux Enfans de France.

Jean de La Fontaine (1621 - 1695)

Fables choisies, mises en vers par J. de La Fontaine. Nouvelle édition, gravée en taille douce, les figures par le Sr. Fessard, le texte par le Sr. Montulay, dédiées aux Enfans de France., 1765-1775 / Inv. LA76A/F

Fables choisies, mises en vers par J. de La Fontaine. Nouvelle édition, gravée en taille douce, les figures par le Sr. Fessard, le texte par le Sr. Montulay, dédiées aux Enfans de France.

Jean de La Fontaine (1621 - 1695)

Fables choisies, mises en vers par J. de La Fontaine. Nouvelle édition, gravée en taille douce, les figures par le Sr. Fessard, le texte par le Sr. Montulay, dédiées aux Enfans de France., 1765-1775 / Inv. LA244A/F

Quelques fables

Jean de La Fontaine (1621 - 1695)

Quelques fables, Séc. XVII / Inv. LM429

O Veado que se mirava nas Águas

JOURDAIN, Henri (1864-1931)

O Veado que se mirava nas Águas, Inv. 462-46

O Cura e o Defunto

LAMI, Eugène Louis (1800-1890)

O Cura e o Defunto, Inv. 462-35

A Jovem Viúva

LELOIR, Maurice (1853-1940)

A Jovem Viúva, Inv. 462-25

A Velha e as duas Criadas

LELOIR, Maurice (1853-1940)

A Velha e as duas Criadas, Inv. 462-18

A Sorte e a Criança

MACHARD, Jules Louis (1839-1900)

A Sorte e a Criança, Inv. 462-19

Manufactura de Aubusson

Inv. 1541A

Manufactura de Aubusson

Inv. 1541B

Manufactura de Aubusson

Inv. 1541C

Manufactura de Aubusson

Inv. 1541E

Manufactura Real de Beauvais

Inv. 588A

Manufactura Real de Beauvais

Inv. 588B

O Cavalo e o Lobo

MOROT, Aimé Nicolas (1850-1913)

O Cavalo e o Lobo, Inv. 462-53

O Lobo e a Cegonha

MOROT, Aimé Nicolas (1850-1913)

O Lobo e a Cegonha, Inv. 462-5

Os Animais doentes com Peste

MOROT, Aimé Nicolas (1850-1913)

Os Animais doentes com Peste, Inv. 462-21

A Rã e o Rato

Octave Alfred Saunier (1842-1889)

A Rã e o Rato, 1869 / Inv. 462-14

O Gato e a Raposa

PENNE, Charles Olivier de (1831-1897)

O Gato e a Raposa, Inv. 462-36

O Estudante, o Pedante e o Dono de um Jardim

PILLE, Charles Henri (1844-1897)

O Estudante, o Pedante e o Dono de um Jardim, Inv. 462-16

O Burro carregado de esponjas e o Burro carregado de sal

RAFFAËLLI, Jean François (1850-1924)

O Burro carregado de esponjas e o Burro carregado de sal, 1880 / Inv. 462-13

O Leão e o Rato

ROTIG, Georges Frédéric (1873-1961)

O Leão e o Rato, 1901 / Inv. 462-11

A Raposa e a Cegonha

ROUSSEAU, Philippe (1816-1887)

A Raposa e a Cegonha, Inv. 462-10

O Lobo e o Cordeiro

ROUSSEAU, Philippe (1816-1887)

O Lobo e o Cordeiro, Inv. 462-23

Os Médicos

TOUDOUZE, Edouard (1848-1907)

Os Médicos, 1881 / Inv. 462-28

O Lobo feito Pastor

VAYSON, Paul (1842-1911)

O Lobo feito Pastor, 1880 / Inv. 462-31

O Pássaro ferido com uma Flecha

VIGNAL, Pierre (1855-1925)

O Pássaro ferido com uma Flecha, Inv. 462-27

O Terraço da «Villa D'Este»

VIGNAL, Pierre (1855-1925)

O Terraço da «Villa D'Este», Inv. 462-51

A Montanha que pariu um Rato

William ou Georges William Thornley (1858-1898)

A Montanha que pariu um Rato, Inv. 462-38

O Urso e o Amante de Jardins

WORMS, Jules (1832-1924)

O Urso e o Amante de Jardins, Inv. 462-48

O Pastor e o Mar

ZIEM, Félix (1821-1911)

O Pastor e o Mar, Inv. 462-20


Eventos Paralelos

Ciclo de conferências

No Tempo em que os Animais Falavam. Fábulas de La Fontaine na Colecção Calouste Gulbenkian

17 jan 1995 – 16 fev 1995
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Sala de Conferências
Lisboa, Portugal
Oficina / Workshop

No Tempo em que os Animais Falavam. Fábulas de La Fontaine na Colecção Calouste Gulbenkian

18 mai 1995
Fundação Calouste Gulbenkian / Biblioteca de Arte – Hall
Lisboa, Portugal
Teatro

Histórias Contadas...

13 jan 1995 – 27 jan 1995
Fundação Calouste Gulbenkian / Biblioteca de Arte – Hall
Lisboa, Portugal
Ciclo de cinema

[No Tempo em que os Animais Falavam. Fábulas de La Fontaine na Colecção Calouste Gulbenkian]

1995
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Sala de Conferências
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03000

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém orçamentos, informações, despachos e atas, correspondência interna e externa, convite, desdobrável e material para o catálogo. 1993 – 1998

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03002

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém documentos relacionados com a ação cultural (informações gerais, oficina de xilogravura, visitas guiadas, espetáculos de marionetas e conferências), execução do convite e desdobrável, beberete da inauguração e relação de visitantes/vendas. 1993 – 1998

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03003

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém recortes de imprensa e faturas. 1993 – 1995

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03004

Pasta com documentação referente à produção da exposição no Porto. Contém orçamentos, informações, despachos, atas, correspondência interna e externa, ação cultural, divulgação, inauguração, convite, recortes de imprensa, faturas pagas e relatórios. 1995 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03005

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência externa e informação sobre o empréstimo de alguns elementos do cenário da exposição para animação da «Hora do Conto» da biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian de Ponte de Sor. 1998 – 1999

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03006

Pasta com documentação referente à produção da exposição no Porto. Contém orçamentos, informações, despachos, atas, correspondência interna e externa, ação cultural, divulgação, inauguração, convite, recortes de imprensa, faturas pagas e relatórios. 1995 – 1996


Exposições Relacionadas

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