Maria Rosa Figueiredo

1945

Conservadora da Fundação Calouste Gulbenkian

19 Exposições

Com uma formação de base em línguas e humanidades (licenciatura em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), fez parte dos quadros do Museu Calouste Gulbenkian desde 1968, onde exerceu funções de conservadora-assessora até 1 de janeiro de 2017, tendo a seu cargo, inicialmente, as secções de Escultura Europeia, Marfins e Medalhística, Arte Egípcia, Arte da Mesopotâmia e Arte Greco-Romana, incluindo a Numismática Grega. 
Entre 1972 e 1976, residiu em Bristol, Inglaterra, onde completou a sua formação em História da Arte e Museologia (Museums Association Diploma: Art), trabalhando simultaneamente no Fine Arts Department da Bristol City Art Gallery, sob supervisão do conservador do Departamento, Francis Greenacre.
Foi membro do International Committee for Museums and Collections of Fine Arts (ICFA) do International Council of Museums (ICOM), cuja Comissão Executiva integrou em 1986-1995, e foi membro da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), como secretária da direção entre 1994-1997 e vogal da direção em 2000.
Delegada portuguesa da Fédération Internationale de la Médaille d’Art (FIDEM) desde 2000, foi eleita, em outubro de 2004, para a Comissão Executiva da mesma Federação. É, desde setembro de 2007, secretária-geral da FIDEM, tendo assumido o cargo no XXX Congresso Mundial de Medalhística, em Colorado Springs, nos Estados Unidos da América, e, desde 2012, vice-presidente da mesma instituição, por ocasião do XXXII Congresso Mundial da FIDEM, em Glasgow, no Reino Unido. Foi cooptada para júri do prémio J. Sanford Saltus Award for Excellence in Medallic Art em 2017.
Tem colaborado em inúmeras iniciativas, dentro e fora do Museu Calouste Gulbenkian, com destaque para o comissariado científico e/ou executivo de exposições, de entre as quais se destacam: «Joseph Bernard 1886-1931», em colaboração com a Fondation de Coubertin, em França (Lisboa e Cascais, 1992); «Fasciculus Temporum: Arte Tardo-Medieval do Museu Nacional Het Catharijneconvent de Utreque» (Lisboa, 1992); «Arte Pré-Colombiana da Colecção Barbier-Mueller» (Lisboa, 1995); «Cândido Costa Pinto: Retrospectiva, 1911-1977» (Figueira da Foz e Lisboa, 1995); «Simulacro e Trompe-l’œil: Arte e Pensamento em Homenagem a Tiepolo, 1696-1996» (Lisboa, 1996); «A Arte e o Mar» (Lisboa, 1998); «“Only the Best”: Masterpieces of the Calouste Gulbenkian Museum, Lisbon» (Nova Iorque, Metropolitan Museum of Art, 1999-2000), em colaboração; «Portugal 1900» (Lisboa, 2000); «Os Gregos: Tesouros do Museu Benaki, Atenas» (Lisboa, 2007); «A Perspectiva das Coisas: A Natureza-morta na Europa, séculos XVII-XVIII» (Lisboa, 2010-2011); «A Perspectiva das Coisas: A Natureza-morta na Europa, séculos XIX-XX» (entre 21 de outubro de 2011 e 8 de janeiro de 2012); «A História Partilhada: Tesouros dos Palácios Reais de Espanha» (22 de outubro de 2014 e 25 de janeiro de 2015); «Do Outro Lado do Espelho» (entre 25 de outubro de 2017 e 5 de fevereiro de 2018).
Realizou várias conferências nas suas áreas de especialidade e assinou textos em várias publicações da Fundação, como por exemplo no Roteiro de Escultura Europeia do Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa, 1998). 


Entidades Relacionadas


Eventos Paralelos


Publicações


Multimedia


Documentação


Exposições

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.