A emergência das migrações no feminino

Autoria: José Carlos Marques e Pedro Góis 2012 - O presente volume dá conta da investigação, do debate e das recomendações sobre as migrações no feminino produzidos pelo Fórum Gulbenkian Migrações 2011 sob a coordenação de Pedro Góis e José Carlos Marques, ambos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

A presença crescente das mulheres nos fluxos migratórios de e para Portugal foi um dos dois aspetos da imigração em Portugal a que o Fórum Gulbenkian Migrações dedicou a sua atenção em 2010/2011. O fórum baseou-se na realização de um conjunto de workshops em que participaram atores do terreno, representantes das comunidades de imigrantes, agentes das entidades oficiais e académicos e teve por finalidade fazer um diagnóstico da situação das migrações no feminino e apresentar uma série de recomendações sobre o tema dirigidas aos responsáveis públicos, às organizações da sociedade civil e aos próprios migrantes.

 

O presente volume dá, precisamente, conta da investigação, do debate e das recomendações sobre as migrações no feminino produzidos pelo Fórum sob a coordenação de Pedro Góis e José Carlos Marques, ambos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.