Um Hack for Good @ Home dedicado à Água

Convidamos estudantes e profissionais das novas tecnologias e de agronomia a desenvolver projetos que promovam a eficiência hídrica no setor agrícola

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do hackathon online Hack for Good @ Home. Desta vez, o desafio proposto incide sobre o tema Água – eficiência hídrica no setor agrícola. Serão premiadas as três melhores soluções tecnológicas para promover e facilitar uma agricultura mais sustentável e eficiente no uso da água.

 

O desafio

A atividade agrícola representa 75% da totalidade de água usada em Portugal. De acordo com o estudo O uso da água em Portugal, encomendado pela Fundação ao C-Lab, a adoção de novas tecnologias, designadamente para gestão de rega, propicia uma agricultura mais sustentável e eficiente do ponto de vista hídrico.

No entanto, há ainda uma larga maioria de agricultores que não iniciou essa transição. Muitos não medem a água que gastam (71% não têm contador de água), demonstrando que há ainda um longo caminho por fazer.

Para acelerar a transformação, o Hack for Good @ Home desafia estudantes e profissionais ligados às áreas tecnológicas e à agronomia a desenvolverem soluções inovadoras que possam ajudar os agricultores portugueses a adotar melhores práticas em termos de medição e otimização do uso da água.

 

Como funciona

Tal como na edição anterior, o Hack for Good @ Home decorrerá através da plataforma Taikai, onde estão detalhadas todas as informações necessárias para efetuar a inscrição e começar a trabalhar.

Na primeira fase, de ideação e prototipagem, as equipas poderão programar as suas soluções com o apoio de mentores especializados, que poderão ajudar a direcionar o trabalho de modo a responder de forma mais efetiva às necessidades dos agricultores.

Na segunda fase, oito equipas pré-selecionadas terão oportunidade de, com base no feedback fornecido pelo júri, aperfeiçoar as suas soluções.

Serão premiadas as três soluções mais inovadoras, que melhor respondam ao problema identificado e que possuam um protótipo funcional e adequado às necessidades do mercado.

Os prémios monetários, que pretendem alavancar cada solução, serão atribuídos da seguinte forma:

1º lugar – 3.000 euros

2º lugar – 1.500 euros

3º lugar – 500 euros

Para participar, basta reunir uma equipa com três a cinco elementos com formação em programação, engenharias, agronomia, sustentabilidade e outras áreas adequadas a dar resposta ao desafio lançado.

 

Calendarização

22 mar – 16 mai 2021
Inscrições

20 abr 2021
Webinar de apresentação e esclarecimento de dúvidas

17 mai – 13 jun 2021
Ideação e prototipagem

14 – 20 jun 2021
Pré-seleção

21 jun – 04 jul 2021
Desenvolvimento

04 – 08 jul 2021
Avaliação do júri

08 jul
Pitch e anúncio dos vencedores

Saber mais

 

 

Sessão de esclarecimento 


Gulbenkian Água

Esta edição do Hack for Good @ Home enquadra-se na iniciativa Gulbenkian Água, que tem como objetivo contribuir para a consciencialização de toda a cadeia de valor associada à alimentação (agricultura, indústria agroalimentar, grande distribuição, consumidor) da importância de uma gestão mais eficiente da água, uma das grandes prioridades da Fundação na área da Sustentabilidade em 2021.

Atualização em 14 maio 2021