Gulbenkian lança iniciativa dedicada à integração
Em 2024, mais de 1,5 milhões de estrangeiros escolheram Portugal para se instalar, representando cerca de 14,5% da população residente, quase o dobro do verificado em 2021.
A imigração é, por isso, um desafio relevante, tornando-se premente reforçar a intervenção no âmbito da sua integração, em particular no que se prende com o acesso a direitos fundamentais, à habitação e ao emprego condignos, à aprendizagem da língua portuguesa e a oportunidades de participação cívica.
É neste contexto que a Fundação Calouste Gulbenkian lança a iniciativa Gulbenkian Integração, como meio de reforçar a capacidade da sociedade civil de gerar soluções de proximidade, inovadoras e sustentáveis. Esta iniciativa propõe-se apoiar, entre 2026 e 2027, projetos promovidos por organizações da sociedade civil dedicados à integração de pessoas imigrantes em Portugal, assegurando o seu envolvimento e visando um impacto transformador nas suas trajetórias de vida.
O apoio é direcionado às organizações da sociedade civil, podendo estas criar parcerias com quaisquer outras entidades, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que desenvolvam as suas atividades em Portugal e que prossigam objetivos económicos e sociais enquadráveis no projeto proposto.
A iniciativa conta com uma dotação de 2,5 milhões de euros para apoiar cerca de 25 projetos em todo o país, envolvendo diretamente perto de 25.000 participantes, entre beneficiários diretos e indiretos.
Os projetos a apoiar, com uma duração entre 12 e 18 meses, deverão centrar-se em respostas que promovam o acesso a direitos fundamentais, à aprendizagem linguística e cívica, à inserção laboral e habitacional, ao acesso a educação, a cuidados de saúde, e ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
A integração de imigrantes é fundamental por motivos sociais, económicos e culturais: promove uma sociedade mais justa e solidária, aumenta a produtividade e a competitividade da economia, e enriquece o país com diversidade e novas perspetivas, beneficiando tanto os imigrantes como a sociedade que os acolhe. A concretização desta iniciativa permitirá que Portugal se reforce como país promotor da inclusão, valorizando a diversidade e fortalecendo a coesão social através do investimento na integração.
A submissão de ideias a este concurso decorre até dia 10 de abril.
Candidaturas