Iniciativas

Os Programas Gulbenkian e os projetos e iniciativas que a Fundação Calouste Gulbenkian promove, diretamente ou em parceria com outras entidades, refletem sobre temas da sociedade contemporânea, procurando respostas inovadoras para os problemas do mundo atual.

Completados os 60 anos de existência (1956-2016), a Fundação Gulbenkian continua a promover e apoiar programas e projetos de natureza científica, educacional e artística, bem como a distribuir subsídios e a conceder bolsas de estudo para formação em Portugal e no estrangeiro.

Ao refletir sobre temas da sociedade contemporânea, os Programas e Iniciativas Gulbenkian apostam em respostas inovadoras para os problemas do mundo atual: desigualdade e inclusão social; educação e formação; cuidados de saúde; capacidade das organizações da sociedade civil; sustentabilidade dos oceanos e das cidades na economia global.

Promove ainda projetos de ajuda ao desenvolvimento nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste e a cultura portuguesa no estrangeiro.

Com delegações em Paris e Londres, a Fundação contribui ainda para a investigação científica, em Oeiras, onde investigadores de excelência de todo o mundo se dedicam à biologia e biomedicina no Instituto Gulbenkian de Ciência.