Iniciativas

Os Programas Gulbenkian e os projetos e iniciativas que a Fundação Calouste Gulbenkian promove, diretamente ou em parceria com outras entidades, refletem sobre temas da sociedade contemporânea, procurando respostas inovadoras para os problemas do mundo atual.

A completar 60 anos de existência (1956-2016), a Fundação Gulbenkian continua a promover e apoiar programas e projetos de natureza científica, educacional e artística, bem como a distribuir subsídios e a conceder bolsas de estudo para formação em Portugal e no estrangeiro.

Ao refletir sobre temas da sociedade contemporânea, os Programas e Iniciativas Gulbenkian apostam em respostas inovadoras para os problemas do mundo atual: desigualdade e inclusão social; educação e formação; cuidados de saúde; capacidade das organizações da sociedade civil; sustentabilidade dos oceanos e das cidades na economia global.

Promove ainda projetos de ajuda ao desenvolvimento nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste e a cultura portuguesa no estrangeiro.

Com delegações em Paris e Londres, a Fundação contribui ainda para a investigação científica, em Oeiras, onde investigadores de excelência de todo o mundo se dedicam à biologia e biomedicina no Instituto Gulbenkian de Ciência.