O Júri

Grande Júri

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio / Presidente

Presidente de Portugal de 1996 a 2006. Atualmente preside à Plataforma Global para Estudantes Sírios e é membro de várias organizações, incluindo a Comissão Global de Políticas sobre Drogas, o Clube de Madrid e o Conselho Diretivo da Carnegie Corporation of New York.

Miguel Aries Cañete

Miguel Aries Cañete

Comissário Europeu para a Energia e a Ação Climática, entre 2014 e 2019, durante a Comissão Juncker, tendo liderado as negociações do Acordo de Paris por parte da União Europeia. Foi Ministro da Agricultura e das Pescas (2000-2004) e Ministro da Agricultura, Alimentação e Ambiente (2011-2014) de Espanha.

Hans-Joachim Schellnhuber

Hans-Joachim Schellnhuber

Fundador e Diretor Emérito do Potsdam Institute for Climate Impact Research. É Professor de Física Teórica na Universidade de Potsdam, Investigador Sénior do Stockholm Resilience Centre e Membro do Conselho Consultivo alemão para as Mutações Globais.

Johan Rockström

Johan Rockström

Cientista, Professor e antigo Diretor Executivo do Stockholm Resilience Centre da Universidade de Estocolmo. Desempenha um papel consultivo para governos, redes empresariais e conferências internacionais como o Fórum Economico Mundial e a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

Katherine Richardson

Katherine Richardson

Professora de Biologia e Oceanografia e líder do Sustainability Science Centre da Universidade de Copenhaga. Presidiu a Comissão Dinamarquesa de Políticas para as Alterações Climáticas e participou no Painel Científico das Nações Unidas que redigiu o relatório “Global Sustainable Development Report 2019”.

Sunita Narain

Sunita Narain

Escritora e ambientalista. Narain é atualmente Diretora do Centro de Ciência e Ambiente em Deli e editora da revista Down To Earth. Em 2005 foi premiada pelo governo indiano com o Padma Shri e recebeu o Prémio Mundial da Água. Foi membro do Conselho do Primeiro Ministro na India para as Alterações Climáticas.

Hindou Oumarou Ibrahim

Hindou Oumarou Ibrahim

Presidente da Associação de Mulheres e Povos Indígenas do Chade, membro do Comité de Coordenação dos Povos Indígenas de África e membro do Comité Consultivo da Cúpula de Ação Climática da ONU em 2019. Foi considerada em 2019, pela revista Time, como uma das 15 mulheres mais influentes em matéria de ação climática e ganhou o prémio Pritzker Emerging Environmental Genius Award.

Runa Khan

Runa Khan

É uma empreendedora social do Bangladesh, fundadora e diretora executiva da ONG Friendship e presidente da Global Dignity Bangladesh. Entre os vários prémios recebidos destacam-se o Prémio Verde Positive Planet (2016), o Prémio Empreendedor Social da Fundação Schwab (2012),o Prémio do BID pela contribuição no desenvolvimento da Mulher (2008), o Prémio Rolex de Empreendedorismo (2006) e a Bolsa Ashoka (1994).

Comité de Especialistas

Miguel Bastos Araújo

Miguel Bastos Araújo / Presidente

Miguel Bastos Araújo, vencedor do Prémio Pessoa 2018, publicou mais de 200 artigos e é reconhecido como um dos especialistas mundiais no estudo sobre os efeitos das alterações climáticas na biodiversidade. Atualmente é professor pesquisador do Conselho de Pesquisa Espanhol, no Museu Nacional de Ciências Naturais, em Madrid.

Arlindo Oliveira

Arlindo Oliveira

Arlindo Oliveira, académico, investigador e escritor português, é membro do Conselho do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos e da Academia Portuguesa de Engenharia. Autor de mais de 150 artigos científicos e trabalhos em conferências, Arlindo Oliveira escreveu três livros sobre temas relacionados com a ciência e a era digital.

Rik Leemans

Rik Leemans

O Professor Rik Leemans atualmente lidera o grupo de Análise de Sistemas Ambientais (Environmental Systems Analysis), da Universidade de Wageningen e é o editor-chefe da revista internacional Current Opinion in Environmental Sustainability (Elsevier). Na última década, o Rik Leemans foi reconhecido por desenvolver e integrar conhecimentos inovadores em ciências naturais e sociais.

Carsten Rahbek

Carsten Rahbek

Diretor do Centro de Evolução Macroecológica e Clima (Center for Macroecology Evolution and Climate – CMEC), o Professor Rahbek é ainda Chefe do grupo de pesquisa de Biodiversidade e Macroecologia do Museu de História Natural da Dinamarca, Universidade de Copenhaga. É membro eleito da Royal Academy of Sciences and Letters (desde 2006) e recebeu, em 2010, o ‘Elite Researcher Price’.

Viriato Soromenho Marques

Viriato Soromenho Marques

Desde 1978, o professor Soromenho Marques tem tido um papel de relevo no movimento cívico ambiental em Portugal e na Europa. Foi presidente da Quercus (1992-1995) e, atualmente, é membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Hoje, Viriato Soromenho-Marques ensina Filosofia Política, Filosofia da Natureza e Ideias Europeias nos Departamentos de Filosofia e Estudos Europeus da Universidade de Lisboa.