Atividades Escolas e Professores

Ano letivo 2020-21

Para fazer face à complexidade dos tempos, a brochura Gulbenkian Descobrir — que em condições normais abrangeria todo o ano letivo, de outubro a junho — terá uma frequência trimestral, disponibilizando agora a programação de outubro a dezembro. Em janeiro, esperamos ter mais novidades! Sabemos que os professores, formadores e outros agentes educativos assumiram um papel fundamental e estiveram, muitas vezes, na linha da frente da reinvenção de metodologias e da adaptação de conteúdos e aulas a condições a todos os títulos inéditas. E, por isso, o Descobrir quer ajudar-vos nesta reinvenção! Sendo assim, desenhámos uma programação em três frentes de intervenção, com atividades presenciais, além-portas e digitais.

Desde logo, mantemos as nossas atividades presenciais, com programação no Jardim, no Museu e na Música, a fim de que os alunos possam vivenciar fisicamente o património material e imaterial da Fundação Calouste Gulbenkian. Estamos conscientes das limitações que a atual situação pandémica nos impõe, mas não deixaremos de estar presentes na vida dos alunos e dos professores, pois queremos manter viva esta relação entre a escola e a Fundação.

As grandes novidades do Descobrir deste ano consistem nas atividades além-portas e nas atividades digitais. As equipas educativas e os mediadores decidiram «arregaçar as mangas» e aceitar este grande desafio de nos reinventarmos. As atividades além-portas possibilitam que uma equipa de mediadores se desloque às escolas e ponha em prática, nas salas de aula, pátios ou recreios, alguns processos criativos e artísticos, baseados nas atividades presenciais que se costumam realizar nos espaços da Fundação.

Quanto às atividades digitais planeámos criar e disponibilizar brevemente, e ao longo do primeiro período do ano letivo (fiquem atentos ao nosso website!), vídeos e tutoriais que funcionam como recursos complementares a determinadas disciplinas ou matérias abordadas no currículo escolar. No separador das «Atividades digitais» encontram a referência às diferentes tipologias junto de cada atividade. Além destes recursos digitais, pensámos também em visitas online, por intermédio de plataformas de videoconferência.

Estas são as novidades do Gulbenkian Descobrir! Os tempos são novos e os desafios também. Esperamos a vossa visita, virtual ou presencial… ou, então, convidem-nos e nós iremos à vossa escola ou sala de aula.
Bom trabalho e boas inspirações!

Ver publicação

Ficha técnica

Idioma:
Português
Coordenação editorial:
Fundação Calouste Gulbenkian
Editado:
Lisboa, 2020
Páginas:
103