18 Setembro 2019

Atividades para os mais novos

Sozinhos ou em família

Oficina de férias para crianças e jovens na Coleção Moderna - Museu Gulbenkian © Gonçalo Barriga

Para o primeiro semestre da temporada 2019/2020, o Descobrir reuniu várias propostas e sugestões de atividades, tendo como prioridade os mais novos — sozinhos ou em família. Inspirados pelos prenúncios da nova estação, trazemos-lhe ideias para sair de casa e vir desfrutar deste início de outono connosco.
Desde logo, para as famílias que preferem o ar livre e a natureza, temos propostas de oficinas criativas no Jardim Gulbenkian, onde poderão tirar partido dos dias amáveis de outubro. Para os melómanos, criámos diversas oficinas musicais, que se prolongam pelo outono e o inverno fora. E, além destas, lembramos os costumeiros «Concertos de domingo»!
Também os amantes de livros e de boas histórias encontrarão programação aliciante na Gulbenkian, porque as «Histórias de musear» estão de volta, com a sua habitual mistura de movimento, teatro, música e canto. Também para famílias, recomendamos O homem das mil moradas, um acontecimento teatral que dará a conhecer a vida, a obra e a coleção de Calouste Gulbenkian, no ano em que se comemoram os 150 anos do seu nascimento. E tudo se passa dentro do Museu, junto das obras de arte! Também não esquecemos as famílias com necessidades educativas especiais, e por isso continuamos a apostar em várias atividades acessíveis, como as visitas táteis com audiodescrição e as visitas em língua gestual portuguesa, respetivamente para públicos com deficiência visual e surdez. Nesta brochura, queremos ainda realçar uma novidade, a das sessões descontraídas e inclusivas, que são abertas a todos os participantes.
Por último, chegados à época natalícia, propomos a crianças e jovens a possibilidade de vivenciarem criativamente o património Gulbenkian. Além das habituais oficinas de Natal, com atividades dirigidas para crianças dos 5 aos 12 anos, haverá propostas para os mais crescidos: os jovens dos 13 aos 16 anos são convidados a participar numa oficina diferente, mais criativa e apelativa para as suas idades, que os convida a vestirem a pele de editores independentes! E, para concluir, mais uma boa notícia: depois do êxito recente dos ciclos de desenho para jovens dos 12 aos 18 anos, decidimos retomá-los. Eles estarão de volta entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, e vai voltar a ser possível explorar doze diferentes técnicas e materiais de desenho e pintura!

Estão curiosos? Não tenham vergonha, visitem o site ou folheiem a brochura, escolham uma ou mais atividades e apareçam na Fundação Gulbenkian!
Cá vos esperamos.

Ver brochura Atualização em 30 Setembro 2019