FCG Secção: Atividades Educativas

Aula no Jardim – ensinar a aprender com a natureza

A familiaridade das crianças com o mundo natural é indispensável para uma aprendizagem solidificada pela experiência e com entusiasmo, trazendo benefícios a muitos níveis, do educacional ao bem-estar físico e emocional. Neste curso, propõe-se a exploração de estratégias práticas para o ensino e a aprendizagem fora da sala de aula, em contacto com o exterior. Tendo como ponto de partida alguns conteúdos curriculares do 1.º e 2.º ciclos, leva-se a matemática, o português e as ciências ao encontro da arte, numa exploração direta ao ar livre.
A natureza e os seus elementos tornam-se ferramenta e laboratório para a aquisição de conhecimentos de uma forma lúdica, criativa e experimentalista.
As propostas deste curso inserem-se numa filosofia de aprendizagem em contacto com a natureza e com o espaço exterior. Pretende-se estimular o desenvolvimento psicológico, social, interpessoal e estético através do aguçar da curiosidade e do despertar dos sentidos.

Conceção e orientação
Catarina Dias Pereira, Leonor Pêgo, Vanda Vilela

Edição não creditada
24 fev; 14 abr

Sáb. 10:00 – 13:00; 14:30 – 17:30
Duração 12 horas

Edição creditada
21 abr; 26 e 27 mai

Sáb. 10:00 – 13:00; 14:30 – 17:30 / dom. 10:00 – 13:00
Duração 15 horas 

Este curso está creditado (0,6 créditos) a docentes do 1º e 2º ciclos do ensino básico, no âmbito da parceria Gulbenkian Descobrir e Centro de Formação de Escolas António Sérgio. 


Nota:
grande parte do curso decorre no Jardim Gulbenkian, independentemente das condições climatéricas. Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 12 a 15 horas

Mínimo de participantes: 10

Máximo de participantes: 20

Língua: Português

Preço: 50,00 €

Onde:

Ponto de encontro: Jardim - Edifício Sede

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Tipo:

Equipa educacional: