Yuja Wang e Mahler Chamber Orchestra
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
- 32,00 € – 80,00 €
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Piano
-
Mahler Chamber Orchestra
Ao longo da temporada 2022/23, a Mahler Chamber Orchestra (MCO) celebra o seu 25.º aniversário. A MCO foi fundada em 1997 como um agrupamento livre e internacional, dedicado à criação e partilha de experiências únicas na área da música clássica. Com 45 membros de 20 nacionalidades no seu núcleo, funciona como um coletivo itinerante de dedicados músicos que se juntam para efetuar digressões internacionais. Até à data, a orquestra apresentou-se em 40 países de cinco continentes. É administrada coletivamente pela sua equipa de gestão e pelo quadro da orquestra; as decisões são tomadas democraticamente, com a participação de todos os músicos.
O som da MCO é caracterizado por um estilo de música de câmara que emana de um agrupamento fortemente marcado pelas personalidades dos seus músicos. O repertório nuclear da orquestra inclui obras desde o Classicismo e o primeiro Romantismo vienenses até peças contemporâneas e estreias mundiais, refletindo uma grande agilidade de movimentação entre as fronteiras musicais.
A MCO recebeu os mais significativos impulsos artísticos de Claudio Abbado, o seu fundador e mentor, e do Maestro Emérito Daniel Harding. Trabalha regularmente com Parceiros Artísticos que inspiram e moldam a orquestra ao longo das suas colaborações regulares. Os pianistas Leif Ove Andsnes e Mitsuko Uchida, bem como o violinista Pekka Kuusisto, são os seus atuais Parceiros Artísticos. O concertino Matthew Truscott lidera e dirige regularmente a orquestra no repertório de câmara, enquanto o Consultor Artístico Daniele Gatti dirige o seu foco para as grandes obras sinfónicas.
Os músicos da MCO partilham um forte desejo de aprofundar continuamente o seu envolvimento com os públicos. Este desígnio inspirou um crescente número de encontros musicais para além do palco e projetos que levam a música, a aprendizagem e a criatividade a comunidades de todo o mundo. O programa Unboxing Mozart cria uma convergência entre música, interpretação colaborativa e jogo, ao convidar o público a participar no processo artístico através de sound boxes. Desde 2012, Feel the Music revelou o mundo da música às crianças surdas ou com dificuldades auditivas, através de workshops interativos levados a cabo em escolas e salas de concertos. Os músicos da MCO estão igualmente empenhados na partilha da sua paixão e dos seus conhecimentos com as novas gerações: desde 2009, através da MCO Academy, têm trabalhado com jovens músicos no sentido de lhes fornecer uma experiência orquestral de elevada qualidade e uma plataforma única para o trabalho em rede e o intercâmbio internacional.
As viagens da Mahler Chamber Orchestra para e de Lisboa são gentilmente apoiadas pelo Departamento para a Cultura e a Europa do Senado de Berlim.
-
Yuja Wang
Piano
Os elogios da crítica especializada e os fervorosos aplausos do público têm sido uma constante ao longo do percurso artístico de Yuja Wang. A pianista chinesa, nascida em Pequim, combina espontaneidade e imaginação com uma disciplina e precisão que são próprias da maturidade artística. Destaca-se também o seu apuro técnico, dominando com autoridade as exigências de um repertório diversificado.
Yuja Wang estudou inicialmente em Pequim, tendo em 1999 viajado para o Canadá para participar no programa sazonal Morningside Music, no Mount Royal College, em Calgary. Viria então a tornar-se na mais jovem aluna da história desta instituição. Depois de vencer o Festival de Música de Aspen, em 2002, ingressou no Curtis Institute of Music, em Filadélfia, onde foi aluna de Gary Graffman.
Em 2007, a estreia de Yuja Wang com a Orquestra Sinfónica de Boston, em substituição de Martha Argerich, despertou a atenção internacional. Sucederam-se os convites para atuar com muitas das mais prestigiadas orquestras norte-americanas e europeias, bem como em Israel, na China, no Japão e na Austrália, sob a direção de maestros de renome como Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Gustavo Dudamel, Valery Gergiev, Michael Tilson Thomas, Antonio Pappano, Charles Dutoit, Zubin Metha ou Yannick Nézet-Séguin. Estreou-se no Grande Auditório Gulbenkian em novembro de 2007, sob a direção de Lawrence Foster, tendo na altura substituído Evgeny Kissin. Regressaria em 2010 e 2017 para se apresentar em recitais a solo, e em 2018 para colaborar de novo com a Orquestra Gulbenkian.
Para além das atuações em concerto, Yuja Wang apresenta-se com frequência em recital e em contexto de música de câmara. Em 2018 apresentou-se numa vasta digressão de recitais que incluíram estreias em palcos na Europa e nos Estado Unidos da América. Em 2019 foi “Artist Spotlight” no Barbican Centre, em Londres.
Yuja Wang grava em exclusivo para Deutsche Grammophon. Em 2017 foi nomeada “Artista do Ano” pela revista Musical America.
Igor Stravinsky
Maurice Ravel
Maurice Ravel
Alexander Tsfasman
No primeiro ano como Artista Associada da Mahler Chamber Orchestra, a intensa e virtuosa pianista chinesa Yuja Wang regressa à Gulbenkian Música para tocar e dirigir. Após ter conquistado a crítica com as suas interpretações da música de Ravel, Wang volta a entregar-se a um dos compositores que lhe são mais caros e ao qual empresta o seu enorme carisma. Na esteira do sucesso obtido com Mitsuko Uchida em 2023, a Mahler Chamber Orchestra é de novo liderada por uma pianista de exceção.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.