Coleção de Arte Britânica do CAM

Vinte e quatro obras da Coleção do Centro de Arte Moderna viajam até à Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, para a exposição Coleção de Arte Britânica do CAM. Esta mostra reflete sobre a criação deste núcleo e a sua relação com a artista Paula Rego.

Slider de Eventos

A exposição Coleção de Arte Britânica do CAM resulta de uma parceria entre a Fundação D. Luís I e a Fundação Calouste Gulbenkian, reunindo 24 obras da Coleção do Centro de Arte Moderna – entre pintura, desenho e gravura –, da autoria de 16 artistas britânicos. Esta mostra, com lugar na Casa das Histórias Paula Rego, surge numa altura em que Paula Rego vê a Tate Britain, em Londres, ser palco da sua maior exposição retrospetiva até à data, com posterior itinerância para as cidades europeias de Haia e Málaga.

As obras selecionadas para esta exposição refletem abordagens experimentais no campo da figuração realizadas por artistas que, como Paula Rego, se encontravam a produzir em Londres entre as décadas de 1950 e 1960 e que ficariam associados à «Escola de Londres» – conceito promovido pelo British Council para a divulgação internacional das exposições que incluíam alguns dos artistas britânicos aqui apresentados, como Michael Andrews, Frank Auerbach, Leon Kossoff e David Hockney.

Para esta exposição foram também selecionadas obras de artistas da Coleção de Arte Britânica produzidas na década de 1980, como Maggi Hambling, Steven Campbell e Peter Howson, que não se enquadram, por razões cronológicas, no contexto específico da Escola de Londres, mas que se aproximam do universo figurativo de Paula Rego. A exposição é acompanhada de um amplo catálogo com ensaios e textos sobre os artistas e as obras.

Curadoria: Catarina Alfaro e Patrícia Rosas


VISTA GERAL DA EXPOSIÇÃO


Programa

CAM em Movimento I
Quarta, 10 de novembro, 17:00 / Facebook
Com Benjamin Weil e Rita Fabiana
Em português e em inglês
Saber mais

 

CAM em Movimento II
Quarta, 14 de dezembro, 17:00 / Facebook
Com Patrícia Rosas e Rita Albergaria
Em português
Saber mais