Ciência e Sociedade: da pandemia a uma sociedade mais colaborativa

Ciclo Variável Mundo Novo

Event Slider

Durante a crise de saúde que vivemos, temos assistido a uma mobilização de toda a comunidade científica, bem como a uma auto-organização da sociedade, com o objetivo comum de combater a pandemia, apoiando o Sistema Nacional de Saúde e os cidadãos vulneráveis.

O que podemos aprender destas experiências? Nesta sessão iremos refletir sobre a possibilidade de manter, em tempos de normalidade, esta maior proximidade e colaboração entre agências governamentais, institutos de ciência e a sociedade civil.


TRANSMISSÃO 


Programa

Moderação de Joana Lobo Antunes, Coordenadora da Área de Comunicação, Imagem e Marketing do Instituto Superior Técnico

Mariana Vieira da Silva, Ministra do Estado e da Presidência
Mónica Bettencourt Dias, Diretora e Investigadora Principal do Instituto Gulbenkian de Ciência
Tiago Carvalho, CEO LabOrders, Coordenador do RecEPI (Tech4COVID19)
Pedro Calado, Diretor Adjunto do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável, Coordenador do Fundo de Emergência Covid-19 da Fundação Calouste Gulbenkian


SOBRE O CICLO

Este ciclo de três sessões vai explorar a ligação entre a ciência e a sociedade como uma ferramenta fundamental para superar a crise e para construir uma nova realidade.  Nestes tempos excecionais que vivemos, esta ligação é mais clara do que nunca. Quando conseguirmos superar esta pandemia será graças à ciência, às vacinas, aos modelos matemáticos, mas também graças ao comportamento dos cidadãos e das decisões dos nossos políticos.

O Ciclo Variável Mundo Novo é organizado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência e está integrado no Programa Ciência Aberta a Oeiras, uma parceria entre o Instituto Gulbenkian de Ciência, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica e a Câmara Municipal de Oeiras. 

 

[fcg_button type="primary" url="https://gulbenkian.pt/?page_id=143300" text="Saber mais" target="_self" /]


EM PARCERIA