Criatividade e Resiliência

Caderno Arte e Comunidade N.02 – Isabel Lucena

A Arte Participativa em tempos de isolamento social

A segunda edição da série “Cadernos Arte e Comunidade” é da autoria de Isabel Lucena, consultora independente especializada em gestão de artes e avaliadora da iniciativa PARTIS. Nas suas palavras, o texto “parte da vontade de recolher, registar e partilhar o vasto leque de experiências e aprendizagens despoletadas pela pandemia de COVID-19 ao atingir a terceira edição PARTIS em pleno processo de desenvolvimento criativo”.

Depois de um primeiro capítulo intitulado “Uma crise global”, em que oferece um enquadramento do contexto da pandemia Covid-19, a autora partilha e analisa diferentes respostas destes projetos aos desafios da pandemia, identificando tendências coletivas, expondo ideias e lançando provocações sobre temas que carecem de reflexão e debate na área da arte participativa. O último capítulo – “Reflexões e aprendizagens” – resume os desafios, as oportunidades e as conclusões a retirar desta análise.

Tal como o primeiro volume (Ética e Arte Participativa), o caderno está disponível em formato digital e gratuito, em português e inglês.

Ficha técnica

Textos:
Isabel Lucena
Idioma:
Português
Coordenação editorial:
Fundação Calouste Gulbenkian
Editado:
2021
Páginas:
49 p.