Práticas Artísticas em Contexto Prisional
Caderno Arte e Comunidade N.04
Ao longo da última década, a Fundação Calouste Gulbenkian tem consolidado o seu trabalho no âmbito das artes participativas e da democracia cultural, apoiando dezenas de iniciativas que demonstram a relevância das práticas artísticas na vida das pessoas e das comunidades em que se inserem. No caso específico das pessoas privadas de liberdade, a experiência tem confirmado o contributo destas práticas para o desenvolvimento pessoal, o reforço de competências relacionais e a construção de percursos de reinserção social mais sustentáveis.
Com o objetivo de criar um espaço de reflexão e diálogo sobre o impacto das práticas artísticas em espaços de privação de liberdade, a Fundação Calouste Gulbenkian organizou, em parceria com a Acesso Cultura, o encontro Práticas Artísticas em Contexto Prisional, realizado nos dias 6 e 7 de outubro de 2025. O encontro reuniu artistas, participantes de projetos, profissionais do sistema prisional e organizações parceiras, que partilharam visões e experiências de quem atua diariamente na interseção entre arte, justiça e inclusão social.
Este caderno, o quarto da coleção Arte e Comunidade, reúne e sistematiza as principais reflexões resultantes do encontro, procurando contribuir para o processo de integração das práticas artísticas nos programas de educação, formação e reinserção do sistema prisional.
Ficha técnica
- Idioma:
- Português
- Coordenação editorial:
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Editado:
- 2026
- Páginas:
- 34 p.