Envelhecimento na comunidade

A Fundação Calouste Gulbenkian promove o envelhecimento saudável e ativo através do apoio a projetos que combatem o isolamento dos idosos e contribuem para a sua participação na vida comunitária.

 

Apoio a 16 projetos, selecionados por concurso, que visam contribuir para preservar as pessoas mais velhas nos seus ambientes, nas suas casas e comunidades, através da promoção de atividades de estimulação física, cognitiva, emocional e social, contribuindo deste modo para combater o seu isolamento e fomentar a sua participação na vida comunitária.

Foram valorizados os projetos dirigidos a pessoas mais isoladas, afastadas dos centros urbanos, que vivem em contexto rural ou em pequenas localidades, onde há significativas dificuldades na mobilidade e uma sentida desigualdade de oportunidades.

Os projetos desenvolvem-se nos mais diversos pontos do país, como Câmara de Lobos (Madeira), Marco de Canaveses, Amares, Boticas, Castelo Branco, Mértola e Portalegre, para além de Lisboa e da área metropolitana do Porto.

 

Conheça os projetos