24 Outubro 2019 Parcerias para o Desenvolvimento

Vocações da Matemática em Cabo Verde

Candidaturas para a 2.ª edição até 4 de novembro

1.ª edição Vocações para a matemática
Edson Moreno e Eline Pinto, alunos de Engenharia Eletrotécnica e Matemática

O programa “Vocações da Matemática” destina-se a alunos da Universidade de Cabo Verde, que se encontrem a frequentar uma licenciatura com forte componente em matemática, e oferece um ano de tutoria partilhada entre um docente da UniCV e um docente de uma universidade portuguesa, para o desenvolvimento de um projeto de investigação em Matemática.

A primeira edição deste projeto teve como participantes Edson Moreno, aluno do 2.º ano de Engenharia Eletrotécnica e Eline Pinto, do 3.º ano da licenciatura em Matemática.

Edson Moreno desenvolveu o projeto “Sistemas dinâmicos em circuitos elétricos” e Eline Pinto o tema “Modelos matemáticos da interação economia-ecologia”. Após o acompanhamento recebido pelos tutores, os alunos elaboraram um artigo científico e participaram no programa Novos talentos da Matemática da Fundação Calouste Gulbenkian, em setembro deste ano.

Para Edson Moreno, este programa contribuiu muito para aperfeiçoar “a forma lógica de criar códigos para resolução de problemas”, mas também para aumentar os conhecimentos em análise matemática, álgebra linear, programação e circuitos elétricos, o que lhe permitiu uma melhoria nas notas. Além disso, diz Edson Moreno, “trouxe-me uma enorme paixão pelo ramo da investigação”. 

Eline Pinto considera que esta foi uma excelente oportunidade, que lhe permitiu“ desenvolver um trabalho de investigação científica e, graças aos tutores, ultrapassar as dificuldades.”

De acordo com os tutores, Telma Silva, da UniCV, e António Salgueiro, da Universidade de Coimbra, os alunos estiveram bastante motivados e dedicados a ultrapassar os desafios propostos. “A participação na Escola de verão foi fantástica. Os nossos estudantes passaram a querer fazer investigação científica. Fomos testemunhas de como este programa mudou completamente a forma de pensar e de ser dos estudantes. “

A 2.ª edição das “Vocações da Matemática” em Cabo Verde está aberta até 4 de novembro e todas as informações estão disponíveis no regulamento. 

Atualização em 05 Novembro 2019