30 Outubro 2019 Sustentabilidade

Um caminho para melhores políticas públicas

O LEAP – Policy Development Initiative vai anunciar, na primeira semana de novembro, o grupo final de participantes na primeira edição.

LEAP – Policy Development Initiative © Márcia Lessa
LEAP – Policy Development Initiative © Márcia Lessa

O programa LEAP da Fundação Calouste Gulbenkian, promovido em parceria com o ICPA – International Centre for Policy Advocacy e o IES – Social Business School, começou a 10 de setembro com uma reunião entre os mentores temáticos e metodológicos e os 20 candidatos admitidos na fase inicial de seleção.

No arranque do programa, cuja primeira edição é dedicada à Produção e Consumo Sustentáveis, foram apresentados os cinco mentores temáticos que irão acompanhar os participantes até ao final, em julho do próximo ano:

  • José Lima Santos, investigador e professor do Instituto Superior de Agronomia – mentor para o tema da Alimentação;
  • Tiago Domingos, professor de ambiente e energia no Instituto Superior Técnico – mentor para o tema do Regadio;
  • Lisa Borges, bióloga marinha e membro do Comité Científico, Técnico e Económico da Pesca da Comissão Europeia – mentora para o tema das Pescas;
  • José Manuel Viegas, ex-professor catedrático de transportes no Instituto Superior Técnico e ex-secretário-geral do International Transport Forum na OCDE – mentor para o tema da Mobilidade Sustentável;
  • R. Andreas Kraemer, fundador do Ecologic Institute, atualmente membro sénior do Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade (IASS Potsdam) e do Centro de Inovação em Governança Internacional (CIGI) no Canadá e diretor não executivo da Fundação Oceano Azul – mentor para diversos outros temas.

 

Nos dias seguintes, a 11 e 12, o grupo participou no workshop “Policy Research Design”, onde demonstrou um excelente espírito de colaboração e muita motivação para lidar com os novos desafios que se avizinham. O entusiasmo foi visível e as reações acompanharam as elevadas expectativas, como o seguinte testemunho revela.

 

“Gostei muito do workshop, pela qualidade da formação, pela disponibilidade e simpatia de todos os formadores e mentores e pelo ambiente colaborativo e descontraído que conseguiram criar! E parabéns à Gulbenkian pela iniciativa! Acredito que é mesmo deste tipo de iniciativas que Portugal precisa: agarrar pessoas que têm vontade de fazer mais e melhor e dar-lhes as ferramentas para que isso possa acontecer!”

Inês Trigo, da Direção-Geral da Política do Mar

Após o workshop, os candidatos têm estado a trabalhar na preparação da proposta individual de policy research que cada um irá desenvolver durante o LEAP. É com base na qualidade da proposta que será feita a seleção do grupo final de participantes desta 1.ª edição.

Os resultados serão comunicados aos candidatos até 31 de outubro, estando marcado para o início de novembro o arranque da policy research de cada um dos selecionados, com o apoio dos mentores metodológicos e dos temáticos, bem como da restante equipa do LEAP – Policy Development Initiative, de forma a contribuir para a construção de melhores políticas públicas em Portugal.

Saiba mais Atualização em 30 Outubro 2019