30 Setembro 2020 Oficinas do Conhecimento

O Gulbenkian Award for Adult Literacy já tem vencedores

A iniciativa resultante de uma parceria entre a Fundação Gulbenkian e o MIT premiou dois projetos que vão ajudar populações vulneráveis a aceder e criar bons trabalhos e oportunidades empreendedoras

Já foram escolhidas as duas equipas vencedoras do Gulbenkian Award for Adult Literacy, no âmbito da parceria criada entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o MIT – Massachusetts Institute of Technology.

O Gulbenkian Award for Adult Literacy procurava soluções tecnológicas em duas das cinco categorias do concurso MIT Solve – “Good Jobs & Inclusive Entrepreneurship” e “Learning for Girls & Women”. Pertencendo ambas à primeira categoria, as vencedoras Tamo Junto (Brasil) e Humans in the Loop (Bulgária) vão ser apoiadas na promoção dos níveis de literacia em adultos e do crescimento económico inclusivo através de literacia digital.

O anúncio destes dois vencedores foi feito a 29 de setembro pelo administrador da Fundação Calouste Gulbenkian Carlos Moedas, no decorrer da final do desafio MIT Solve 2020.

Além de partilhar os 50 mil dólares do prémio, as vencedoras do Gulbenkian Award for Adult Literacy vão integrar, nos próximos meses, a incubadora do MIT e estudar a forma como poderão alargar a sua intervenção para Portugal, tal como definido no regulamento. A sua intervenção em território nacional, que contará com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, está prevista para a segunda metade de 2021. 

O desafio MIT Solve 2020 recebeu, nas cinco categorias a concurso, 2 600 soluções, oriundas de 130 países.

 

Sobre as vencedoras

Tamo Junto (Brasil) é uma plataforma online e gratuita que tem ajudado microempreendedores brasileiros a desenvolver os seus negócios. A sua estratégia tem passado por disponibilizar um espaço virtual capaz de encurtar as distâncias entre os microempreendedores e o conhecimento de que precisam para o seu negócio – definição de preços, colocação de bens e serviços no mercado, gestão financeira, entre outros – e reduzir as desigualdades no Brasil.

Humans in the Loop (Bulgária) oferece, a pessoas deslocadas devido a situações de conflito ou de violência, formação e oportunidades de emprego numa das indústrias mais inovadoras do mercado: a Inteligência Artificial. Com esta atuação, propõe-se contribuir para a construção da mão-de-obra do futuro, a sua formação, experiência e empregabilidade como profissionais humans in the loop (humanos no circuito).

 

Saber mais