8 Junho 2020 Música

Jazz 2020 substitui a 37ª edição do Jazz em agosto

O jazz vai voltar a ouvir-se no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Gulbenkian entre 31 de julho e 9 de agosto. Dois fins de semana com um ciclo de concertos dedicado ao jazz, à música improvisada e exploratória.

Jazz em Agosto © Petra Cvelbar

Devido ao contexto atual de pandemia, a 37ª edição internacional do Jazz em Agosto não se realizará este ano e será substituída pelo Jazz 2020.

Com a realização deste evento, a Fundação Calouste Gulbenkian pretende apoiar o regresso dos músicos portugueses de jazz ao palco e ao reencontro com o público. Para esse efeito, estabeleceu uma parceria com a Associação Porta-Jazz, do Porto, e o Jazz ao Centro Clube, de Coimbra, duas entidades que se têm igualmente destacado na divulgação do jazz em Portugal, para, em conjunto, apresentarem um ciclo de concertos.

O Jazz 2020 contará com 10 concertos, 6 em Lisboa, no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Gulbenkian, 2 no Porto e 2 em Coimbra. A programação incluirá alguns dos projetos nacionais mais relevantes da atualidade, selecionados entre os trabalhos discográficos e as atuações ao vivo que marcaram o último ano da cena jazz em Portugal.

Numa altura em que muitos artistas viram os seus projetos cancelados ou adiados, esta edição é também uma oportunidade única para apoiar mais de 60 músicos e as equipas técnicas envolvidas na produção destes concertos.

 

Conheça a programação