29 Abril 2020 Oficinas do Conhecimento

Gulbenkian e MIT investem no mercado de trabalho pós-Covid-19

A Fundação Gulbenkian, em parceria com o MIT Solve, vai apoiar soluções tecnológicas que promovam a qualificação e as aprendizagens ao longo da vida – ferramentas que serão particularmente relevantes no cenário pós-Covid-19.

A Covid-19 apanhou o mercado de trabalho em pleno processo de transformação devido à automação, à inteligência artificial e outras inovações tecnológicas. 

A pandemia veio, por um lado, exacerbar os efeitos das transformações económicas e já está a ter efeitos disruptivos no contexto laboral e empreendedor. Por outro lado, esta crise à escala global apresenta-se como uma oportunidade para novos negócios e novos empregos e os profissionais que tiverem mais competências, melhores recursos e networking serão aqueles que mais facilmente conseguirão transformar os efeitos negativos da pandemia em novas oportunidades. 

Neste contexto, a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o MIT Solve, iniciativa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), vai apoiar soluções tecnológicas que promovam a qualificação e as aprendizagens ao longo da vida – ferramentas que serão particularmente relevantes no cenário pós-Covid-19. Este apoio, sob a forma de um prémio – Gulbenkian Award for Adult Literacy – vai apoiar as melhores respostas aos desafios Good Jobs & Inclusive Entrepreneurship e Learning for Girls & Women que (a par com os desafios Maternal & Newborn Health, Sustainable Food Systems e Health Security & Pandemics Challenge) o MIT Solve lançou este ano.

Com o Gulbenkian Award for Adult Literacy, a Fundação Calouste Gulbenkian apoiará, com um montante global de até 300.000 USD, as iniciativas selecionadas; pelo seu lado, o MIT Solve assegurará, além de apoio financeiro, uma rede de mentoria e acompanhamento dos projetos selecionados.

Recorde-se que o MIT Solve tem vindo a promover soluções de base tecnológica que respondam às questões mais prementes à escala global. Este ano, associaram-se ao MIT Solve, como parceiros, a Fundação Calouste Gulbenkian, a General Motors, a Andan Foundation, a Vodafone Americas Foundation e a Abu Dhabi Crown Prince Court, para promoverem as melhores soluções para os desafios definidos. 

Saiba mais