12 junho 2019 Sustentabilidade

Formação para o desenvolvimento de melhores políticas públicas

No dia 17 de junho será lançado o LEAP – Policy Development Initiative, um programa em colaboração com o International Centre for Policy Advocacy e o IES – Social Business School, para profissionais de várias áreas.

Promovido em colaboração com o ICPA – International Centre for Policy Advocacy e o IES – Social Business School, o LEAP destina-se a profissionais de várias áreas. A sessão de lançamento do programa está marcada para 17 de junho, na Fundação Calouste Gulbenkian. As candidaturas abrem no mesmo dia e encerram a 15 de julho.

O LEAP – Policy Development Initiative é um programa de formação para melhorar as capacidades de profissionais da área académica, da Administração Pública e das organizações da sociedade civil (incluindo think-tanks) para contribuírem para a elaboração de políticas públicas, que tem também como objetivo fomentar uma discussão alargada sobre a elaboração de políticas bem fundamentadas em Portugal. O LEAP é promovido pelo Programa Gulbenkian Sustentabilidade, com a colaboração do ICPA – International Centre for Policy Advocacy e do IES – Social Business School.

Inteiramente em inglês, o programa é dirigido a profissionais com cinco a 20 anos de experiência. Terá uma duração de 10 meses (setembro de 2019 – junho de 2020), durante os quais os participantes frequentarão 3 workshops e terão de preparar a sua proposta de policy research, um policy paper, um policy brief e um advocacy plan. Será ainda disponibilizada formação em soft skills, para ajudar os participantes a terem maior impacto na sua vida, na sua carreira e na sua organização. No primeiro workshop serão admitidos entre 20 e 22 candidatos, dos quais apenas serão convidados a continuar os que apresentarem as melhores 12-15 propostas de policy research. Esta primeira edição será dedicada a temas da Produção e Consumo Sustentáveis, uma das áreas de atuação do Programa Gulbenkian Sustentabilidade (PGS), e culminará numa conferência pública em julho de 2020.

A Fundação Calouste Gulbenkian acredita que, ao possibilitar que estes profissionais melhorem a sua capacidade para contribuir para debates e processos de decisão no contexto das políticas públicas, estas serão mais bem informadas, mais robustas e, em última análise, contribuirão para melhorar a qualidade ambiental, o desempenho económico e os indicadores sociais em Portugal. Está também confiante de que “ao promover uma comunidade de profissionais com formação prática em policy research e em elaboração de políticas públicas com base em evidências, estará a contribuir para melhorar a forma como as políticas públicas são desenhadas, implementadas e avaliadas, e para fomentar uma maior abertura dos processos de decisão a contributos externos”, afirma Catarina Grilo, do PGS.

A sessão de lançamento do LEAP – Policy Development Initiative vai decorrer no dia 17 de junho, das 16h30 às 18h30, na Sala 2 da Fundação Gulbenkian. As inscrições são gratuitas, e obrigatórias através do preenchimento do formulário.

Ver programa