FCG Secção: Jardim de Verão
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
  • Concerto
  • M 6

FRONTE(I)RA

Concerto Promenade

Dom, 9 julho, 2017 - 16:00 até 17:45

Museu – Coleção do Fundador
Av. de Berna, 45A , Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia

Direção artística: Denis Gautheyrie

Este concerto tem início na Coleção do Fundador, passando depois pelo Sítio da Oliveira e pelo Pinhal, terminando no Edifício da Coleção Moderna.

FRONTE(I)RA é um projeto de cooperação multimédia que reúne compositores, músicos e realizadores de Portugal, Espanha e França, tendo em vista a conceção de um espetáculo acerca das tradições culturais de um lado e do outro da “fronteira” da Península Ibérica. Inspirando-se nas canções que acompanhavam os trabalhos agrícolas e pecuários, como as vindimas, as ceifas ou o pastoreio, bem como na vida nas montanhas e nas aldeias, seguindo o ritmo das estações do ano e das festas tradicionais, este espetáculo junta em cena o grupo Soli-Tutti (doze cantores) e “Ensemble Instrumental de Castelo Branco” (duo de violoncelo e contrabaixo, viola beiroa, acordeão, guitarra portuguesa).

Serão interpretadas obras de criadores contemporâneos portugueses (Jaime Reis, António Sousa Dias e Rui Dias) e espanhóis da Extremadura (Inés Badalo, Rebeca Santiago e Enrique Muñoz). Jean-Philippe Dequin compõe uma obra para o grupo vocal Soli-Tutti, baseada em temas tradicionais. “Vislumbre” de Emmanuel Nunes terminará o espetáculo.

No fim do concerto, no Edifício da Coleção Moderna, haverá uma conversa com o público com a participação dos compositores de algumas das peças tocadas tendo como mote a “Criação contemporânea e a música tradicional”.

Máximo de 2 bilhetes por pessoa com lotação limitada.