Sun Gardens no Jardim Gulbenkian
Slider de Eventos
Data
- seg, ter, qua, qui e sex,
- seg, ter, qua, qui e sex,
Local
Jardim Gulbenkian Ponto de encontro: Átrio Fundação Calouste GulbenkianPreço
100% – Alunos Beneficiários de Ação Social (ASE/SASE): válido para os escalões A e B
50% – Alunos pertencentes a entidades IPSS
Em 1843, apenas quatro anos após o anúncio oficial da invenção da fotografia, Anna Atkins lançou a primeira parte da sua primeira obra British Algae: Cyanotype Impressions. Este projeto, no qual a artista-botânica registou através de cianotipia todos os espécimes conhecidos de algas das Ilhas Britânicas, foi o primeiro livro ilustrado exclusivamente através de um processo fotográfico, num esforço sustentado para demonstrar que a fotografia podia ser ao mesmo tempo cientificamente útil e esteticamente apelativa, o que o tornou uma referência histórica.
Sun Gardens é o título da primeira monografia dedicada ao trabalho em cianotipia de Anna Atkins, estabelecendo definitivamente o seu nome entre os grandes pioneiros da fotografia.
Nesta oficina, vamos conhecer um pouco do trabalho de Anna Atkins e das espécies vegetais do Jardim Gulbenkian. Usando esta mesma técnica – a cianotipia –, na qual uma mistura de químicos sensíveis à luz produz imagens em tons de azul por exposição à radiação solar ultravioleta, vamos produzir pequenos álbuns botânicos de imagens azuis – sun gardens.
Atividade sujeita às condições atmosféricas, para garantir um nível de radiação UV adequado.
Ficha técnica
Conceção e orientação
Imagerie – Casa das Imagens