Sobre o Programa

O Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas (PGLCP) tem por missão conceber, propor e executar a intervenção da Fundação Calouste Gulbenkian no estímulo à qualificação, inovação e internacionalização nos domínios da Língua, da Literatura, das Artes Performativas, do Cinema e dos Estudos Culturais portugueses, em Portugal e no mundo.

Essa missão pode ser prosseguida através da concessão de apoios a projetos desenvolvidos por entidades exteriores à Fundação, da constituição de parcerias nacionais e internacionais de configuração variável ou de atividades diretas.

O PGLCP desenvolve a sua a sua atividade a partir de três Eixos Estratégicos essenciais: Língua e Literatura; Artes Performativas (Dança, Teatro, Projetos Especiais) e Cinema e Redes Digitais de Intercâmbio Informativo.

O PGLCP centra a sua intervenção na viabilização seletiva de projetos específicos que dão corpo, no terreno, à sua missão e objetivos genéricos. De acordo com a natureza concreta de cada iniciativa, esses projetos podem ser desenvolvidos sob a forma de: grant giving; parcerias operacionais com instituições nacionais e/ou estrangeiras e atividades diretas.

O PGLCP privilegia projetos que visem estimular a inovação e experimentação artísticas, científicas e pedagógicas, a aquisição de competências, a investigação original, o desenvolvimento de novas metodologias de trabalho e a qualificação de estruturas com vista a potenciar a respetiva capacidade de autossustentação e de diversificação de fontes de financiamento.

O PGLCP dá prioridade na sua intervenção à internacionalização, à constituição de parcerias entre criadores, produtores e investigadores nacionais e estrangeiros e à partilha de informação e articulação em rede entre organismos e projetos de referência, dentro e fora de Portugal. Poderá estabelecer parcerias com outras entidades nacionais ou internacionais, públicas ou privadas, que promovam diretamente ou apoiem atividades e projetos em domínios semelhantes ou conexos, designadamente: universidades e centros de investigação com intervenção no âmbito da Língua e Cultura portuguesas; outras fundações, designadamente no quadro do Centro Português de Fundações e das demais redes integradas pela Fundação Calouste Gulbenkian; centros culturais, museus, entidades promotoras de espetáculos, editores literários e audiovisuais e produtores de conteúdos digitais.

A atividade distributiva do PGLCP procura identificar e consolidar projetos que constituam exemplos de boas práticas suscetíveis de serem replicadas de forma sistemática por outras iniciativas similares. Também as atividades diretas do Programa, tanto de iniciativa exclusiva da Fundação como em parceria com outras instituições, pretendem ter um carácter paradigmático que possa contribuir para o benchmarking do respetivo domínio de intervenção.

 

Recuperação do Património Histórico

A Fundação Calouste Gulbenkian, por intermédio do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, considera iniciativas na área da recuperação do património histórico de origem ou de influência portuguesa no mundo, através do apoio técnico especializado nos domínios da história, museologia, engenharia, arquitetura, etc.

Para estudo dos projetos, as autoridades que tutelam o património a intervencionar devem apresentar um pedido diretamente à Fundação, acompanhado dos todos os elementos de informação de que disponham incluindo imagens fotográficas, e indicar expressamente a área técnica do apoio pretendido.

Deverão igualmente assegurar que se encontra garantido o financiamento dos encargos inerente à respetiva intervenção.