Academias Gulbenkian do Conhecimento

Apoio a projetos de promoção de competências sociais em crianças e jovens

Este concurso destina-se a apoiar projetos que pretendam promover as seguintes competências sociais e emocionais em crianças e jovens até aos 25 anos: adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento criativo, pensamento crítico, resiliência e/ou resolução de problemas.

Os candidatos podem optar por implementar metodologias de referência ou metodologias experimentais. As metodologias de referência são previamente identificadas pela Fundação e encontram-se cientificamente validadas para a população portuguesa. No presente concurso, os candidatos podem optar pelas metodologias Atitude Positiva, Devagar se vai ao longe, Salto de gigante e Arco-Íris, disponíveis para consulta aqui. Alternativamente os candidatos podem optar por propor uma metodologia experimental que vise a promoção das competências acima referidas, embora ainda não tenha sido experimentalmente testada e validada.

Serão apoiados projetos nos domínios das artes, ciência e tecnologia, cultura, desporto, educação, saúde, solidariedade ou outras áreas da cidadania.

Sessão de esclarecimento

01 março, 11:00 às 13:00, em Lisboa
Local: Fundação Calouste Gulbenkian, auditório 3
Sessão com transmissão web: facebook.com/fundacaocaloustegulbenkian/live

Prazos de candidatura

De 19 de fevereiro a 7 de março (até às 12:00, hora de Lisboa) – apresentação da primeira versão de candidatura.
Os projetos candidatos são avaliados e os pré-selecionados vão receber apoio individualizado da Fundação para a elaboração de uma candidatura final.
No caso de candidaturas que proponham metodologias experimentais, podem candidatar-se em simultâneo à escolha do público, devendo preencher os campos do formulário específicos para o efeito, tendo em vista a divulgação e partilha através das suas redes sociais, conforme previsto no Regulamento.

De 25 de março a 15 de abril (até às 12:00, hora de Lisboa) – apresentação da candidatura final. 
O júri externo selecionará 30 projetos e o público dois.

Elegibilidade

Podem candidatar-se pessoas coletivas públicas ou privadas, sem fins lucrativos, legalmente reconhecidas, com sede em território nacional, como por exemplo: associações juvenis, culturais e desportivas, ONGs, IPSS, Associações de pais, Autarquias, Escolas, Universidades ou outras organizações, públicas e privadas, sem fins lucrativos, heterogéneas na sua orgânica, dimensão e atividade.

Como concorrer

  • Só são aceites candidaturas online.
  • Faça o seu registo.
  • Antes de submeter o formulário de candidatura, verifique por favor todos os critérios de elegibilidade e leia atentamente o Regulamento.
  • A candidatura só será aceite depois de preenchido o formulário e de fazer o upload da documentação exigida no Regulamento. Por fim, clicar no botão “submeter candidatura”

De forma a prevenir dificuldades na submissão das candidaturas, evite a sua candidatura nos últimos dias do prazo.

Os dados pessoais recolhidos nesta página serão tratados pela Fundação Calouste Gulbenkian exclusivamente para a gestão de candidaturas às Academias Gulbenkian do Conhecimento.