Webinar Covid-19

Realizou-se no dia 6 de abril de 2020 a conferência online «Respostas sanitárias, económicas e políticas à pandemia de Covid-19» (Health, Economic and Political Responses to the Covid-19 Pandemic), cujo primeiro painel foi organizado em colaboração com o Instituto Gulbenkian de Ciência. Com transmissão online em direto, a conferência dividiu-se em três painéis de discussão, nos quais contou com a participação de um leque variado de especialistas de reconhecido mérito, nacionais e estrangeiros, nos domínios das ciências da saúde, da economia e da política.

A pandemia da Covid-19 levanta desafios fundamentais para o nosso futuro imediato e a longo prazo tanto ao nível da saúde, como a nível político e económico. O objetivo desta conferência é abordar estes desafios.

O primeiro painel tratará a emergência de saúde pública sem precedentes que o mundo enfrenta devido à Covid-19. O seu objetivo é compreender melhor esta emergência de saúde pública e qual a melhor maneira de a abordar. Esta mesma emergência levanta também a possibilidade de uma grave crise económica.

O segundo painel irá discutir a natureza e a dimensão possíveis desta crise, bem como as medidas necessárias para a abordar ao nível nacional e europeu.

O terceiro painel irá, por sua vez, discutir as consequências políticas e democráticas da crise. Há quem tenha destacado que o uso de poderes extraordinários e o apelo de um sentido forte de autoridade podem constituir um desafio para a democracia liberal. Outros, por seu turno, têm sublinhado que o papel relevante dos peritos e da ciência e a preocupação com a transparência podem levar a um reforço da democracia liberal. As consequências geopolíticas desta crise em termos da distribuição de poder no mundo e o seu impacto na democracia serão o tema do último painel.

A conferência junta um grupo de notáveis académicos e especialistas em políticas públicas das áreas da saúde, da economia e da política.

 

TRANSMISSÃO

Painel 1 A Health Crisis
Painel 2 An Economic Crisis
Painel 3 A Political Crisis
Atualização em 18 janeiro 2022