Estudo sobre o salário médio em Portugal

O Estudo sobre o Salário Médio em Portugal visa, numa primeira parte, efetuar um retrato do salário médio atual em Portugal e sua recente evolução (2002-2018), incluindo comparações a nível europeu. 

Numa segunda parte, o estudo pretende perspetivar diferentes cenários de evolução do salário médio em Portugal até 2030, tendo em vista o aumento do salário médio e considerando os seguintes fatores:

  • O salário médio em Portugal encontra-se praticamente estagnado desde 2000, enfraquecendo a classe média e pondo em causa o sucesso económico e a coesão social.
  • Entre 2000 e 2018 aumentou, de 4% para 22%, a proporção de trabalhadores por conta de outrem que aufere o salário mínimo nacional. Desta forma, atualmente, 1 em casa 5 trabalhadores recebe o salário mínimo nacional, o que tem forte implicações sobre a distribuição de salários.
  • Verifica-se ainda uma pequena distância entre o salário mínimo e o salário médio, bem como o reduzido valor de ambos, o que legitima e incentiva o debate sobre o aumento do salário médio.

O estudo é coordenado pela Universidade do Minho e contará com a colaboração do ISCSP da Universidade de Lisboa.

O estudo encontra-se em curso e a sua conclusão dependerá da evolução da pandemia do COVID-19.