Foresight Portugal 2030

O Projeto Foresight Portugal 2030, no âmbito das atividades do Fórum Gulbenkian Futuro, constitui um espaço de análise, reflexão e ação integradas sobre os desafios societais com que se deparam Portugal, a Europa e o Mundo no presente e no médio-longo prazo. Consiste num duplo exercício:

  1. Prospetiva Exploratória, que incide sobre questões que Portugal não controla, mas que irão exercer no curto e no médio prazo uma influência significativa sobre a economia e a sociedade portuguesas, bem como sobre o ambiente contextual de Portugal (nomeadamente Mundo e União Europeia);
  2. Prospetiva Estratégica, que incide na identificação de diferentes trajetórias de evolução de Portugal com o horizonte de 2030, tendo em conta diferentes evoluções do referido ambiente contextual.

Numa primeira fase, previsivelmente ainda durante o ano de 2020, serão elaborados, por diferentes especialistas, vários estudos temáticos num conjunto de domínios que se consideram fundamentais para compreender quais os elementos externos (internacionais e europeus) e internos (nacionais) que podem ter maior influência na evolução do País até 2030. Numa segunda fase, que terminará em 2021, serão construídos cenários contrastados para Portugal com o horizonte de 2030. As datas referidas são indicativas, pois tal dependerá da evolução da pandemia do COVID-19.