Comissão Científica Fórum Futuro

O Fórum é coordenado por uma Comissão Científica, composta por vários membros de renome e liderada por Miguel Poiares Maduro.

 

Miguel Poiares Maduro

Miguel Poiares Maduro

Diretor da School of Transnational Governance do Instituto Universitário Europeu. É licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa e doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença. Foi Advogado Geral no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias e Professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, bem como Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional do Governo da República Portuguesa.

Anabela Botelho

Anabela Botelho

Professora Catedrática de Economia na Universidade de Aveiro. Exerceu anteriormente atividades de docência e investigação em várias instituições, nomeadamente nas Universidades do Minho e do Porto, em Portugal, e nas Universidades da Carolina do Sul, da Florida Central, do Arizona e da Califórnia, nos Estados Unidos da América. Atualmente é coordenadora da Unidade de Investigação GOVCOPP e diretora do Programa Doutoral em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Aveiro.

António Vicente

António Vicente

Desempenha atualmente funções na Comissão Europeia. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Técnica de Lisboa e mestre em Economia, pela Nova SBE, e em Teoria Política, pela London School of Economics. Foi Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro do Governo da República Portuguesa e Chefe do Gabinete do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação.

Edalina Rodrigues Sanches

Edalina Rodrigues Sanches

Investigadora Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professora Auxiliar Convidada no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Recebeu o Prémio de Ensino para Melhor Docente Convidado da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Tem investigado sobre democracia, comportamento político e instituições, com foco em África. É desde 2019 Coordenadora do Observatório da Qualidade da Democracia.

João Taborda da Gama

João Taborda da Gama

Advogado, árbitro e jurisconsulto, sócio da Gama Glória, Sociedade de Advogados, e docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. É vogal do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e Senior Advisor no Albright Stonebridge Group. Foi Secretário de Estado das Autarquias Locais do Governo da República Portuguesa e consultor do Presidente da República Portuguesa.

José Manuel Félix Ribeiro

José Manuel Félix Ribeiro

Consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa e doutor em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Foi Subdiretor-geral do Departamento de Prospetiva e Planeamento. É autor de extensa obra e docente nas áreas da economia internacional, geopolítica e prospetiva estratégica.

José Tavares

José Tavares

Doutorado em Economia pela Universidade de Harvard, Professor Catedrático na Nova SBE e Research Fellow no Centre for Economic Policy Research, de Londres. Especialista em economia política, a sua investigação foi comentada na revista Time, no New York Times, Handelsblatt e La Repubblica, entre outros. Coorganizou, com Francesco Caselli e Mário Centeno, o volume “After The Crisis: Reform, Recovery, and Growth in Europe” e é autor do ensaio “A Europa Não é Um País Estrangeiro”.

Raquel Vaz-Pinto

Raquel Vaz-Pinto

Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa e Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade. É consultora da Fundação Calouste Gulbenkian. É membro do Conselho Diretivo do IDL-Instituto Amaro da Costa e do Clube de Lisboa e também do Conselho Consultivo da International Affairs Network e do Conselho Superior da Nossa Europa, Plataforma de Cidadania.