Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Colóquio Português: Palavra e Música

Quando

Até Qua, 14 dezembro 2016
9:20 até 18:10

Onde

Edifício Sede – Auditório 2
Av. de Berna, 45A, Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Bilhetes

Entrada livre

Segunda, 12

Manhã

09:20-10:00 Receção dos participantes

10:00-10:40 Abertura

10:40-11:00 Pausa

 

Painel I

Moderador: Isabel Allegro de Magalhães

 

11:00-11:40 Luci Ruas

Viver e pensar a arte: Literatura e Música em romances de Vergílio Ferreira

 

11:40-12:20 Maria Theresa Abelha Alves

Melopoéticos Movimentos em Manuel Bandeira e Mário Cláudio

 

12:20-13:00 Rui Lage

A poesia que escuta: da arte de Música de Jorge de Sena à Jukebox de Manuel de Freitas

 

13:00-14:30 Almoço

 

 

Tarde

Painel II

Moderador: Salwa Castelo-Branco

 

14:30-15:10 Rui Vieira Nery

Da prática amadora à profissionalização: as convenções poético-musicais do Fado

 

15:10-15:50 Fernando Pinto do Amaral

O Fado e os poetas eruditos: diferença e repetição

 

15:50-16:10 Pausa

 

Painel III

Moderador: Salwa Castelo-Branco

 

16:10-16:50 Martha Ulhôa

A valsa no Brasil: de rodopios estonteantes a três à métrica derramada da canção seresteira

 

16:50-17:30 Nuno Galopim

Armas afinadas: histórias de pontaria entre a canção e a política em Portugal

 

17:30-18:10 Pedro Félix

O espaço para a “Letra da canção” na Popular Music: espaço de controvérsias

 

18:30 Aldina Duarte

Fado: A voz do silêncio

Espetáculo na Escadaria do Hall da Zona de Congressos

 

 

Terça, 13

Manhã

Painel I

Moderador: Luísa Cymbron

 

09:20-10:00 Manuel Pedro Ferreira

A letra e o seu tom na cantiga medieval

 

10:00-10:40 Rita Marnoto

Voluptas dolendi, voluptas canendi: Palavra e música em Camões

 

10:40-11:00 Pausa

 

Painel II

Moderador: Luísa Cymbron

 

11:00-11:40 José Camões

A prima quebrada e outros parentescos entre palavra e música no teatro clássico português

 

11:40-12:20 David Cranmer

Música Teatral de texto português no reinado de D. Maria I (1777-1816)

 

12:20-13:00 Ricardo Bernardes

Ópera em Português no século XVIII: estudo das características estilístico-musicais e sua aplicação na interpretação musical moderna

 

13:00-14:30 Almoço

 

 

Tarde

Painel III

Moderador: Maria Alice Volpe

 

14:30-15:10 Rogério Budasz

O melodrama em língua portuguesa nos teatros do Rio de Janeiro (1810-1840): Tentativa de genealogia e conceituação

 

15:10-15:50 Marcelo Campos Hazan

O lundu Graças aos céus: classe, raça e identidade nacional no Brasil de ontem e de hoje

 

15:50-16:10 Pausa

 

Painel IV

Moderador: Maria Alice Volpe

 

16:10-16:50 Maria João Albuquerque

A edição de Música Vocal em Portugal nos Séculos XVIII e XIX

 

16:50-17:30 Cristina Fernandes

O português cantado nas práticas devocionais luso-brasileiras dos finais do Antigo Regime

 

17:30-18:10 Susana Sardo

As músicas de cá: Cartografia da lusosonia na Ásia

 

 

Quarta, 14

Manhã

Painel I

Moderador: Manuel Pedro Ferreira

 

09:20-10:00 Luísa Cymbron

Compondo sobre textos em língua portuguesa entre Portugal e o Brasil: vaudevilles, ópera-comiques e operetas na obra de Francisco de Sá Noronha (1840-80)

 

10:00-10:40 Jorge Vicente Valentim

A gaita e o berimbau em cenas de opereta: uma leitura de A corja, de Camilo Castelo Branco

 

10:40-11:00 Pausa

 

Painel II

Moderador: Manuel Pedro Ferreira

 

11:00-11:40 Paulo Ferreira de Castro

Se escuto, só oiço o teu rumor: aspetos do trabalho musical de Fernando Lopes-Graça sobre a poesia de Eugénio de Andrade

 

11:40-12:20 Maria Alice Volpe

A língua cantada e as pronúncias regionais: o mapeamento musical do Brasil no contexto de transição das teorias do “caráter nacional”

 

12:20-13:00 Manoel Correa do Lago

Língua portuguesa e Nacionalismo musical no Brasil

 

13:00-14:30 Almoço

 

 

Tarde

Painel III

Moderador: Paulo Ferreira de Castro

 

14:30-15:10 Teresa Cascudo

A poesia é uma arma contra a propaganda: o caso da História Trágico-Marítima de Fernando Lopes-Graça

 

15:10-15:50 Manuela Toscano

Pessanha em Eurico Carrapatoso. Da Luz em um país perdido ao cruzeiro do sul

 

15:50-16:10 Pausa

 

Painel IV

Moderador: Paulo Ferreira de Castro

 

16:10-16:50 Paula Gomes Ribeiro

Da ópera como lugar, rede social e atuação de som e sentido: ópera em português na transição do milénio

 

16:50-17:30 António Pinho Vargas

Ouvir a língua na música

 

17:30-18:10 Conclusão