FCG Secção: Fundação

O painel

Começar, 1968
[12,87 x 2,31 m]
desenho inciso e pintado sobre pedra calcária

 

O tema do painel Começar, encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian para a entrada do Edifício Sede, ficou ao critério do artista e a sua escolha foi gravar na pedra calcária uma súmula dos estudos sobre o número e a geometria a que se dedicara intensamente e de forma autodidata desde o início da década de 1940. A complexidade geométrica desta obra pode ser compreendida percorrendo a sua construção passo a passo, com o auxílio da demarcação por cores sugerida por Almada.

 

Explore o painel Começar e descubra algumas das construções geométricas que Almada Negreiros aplicou na realização do painel. Com animações de alguns dos desenhos, imagens e um glossário, espera-se que o utilizador se possa inteirar desta obra com um olhar renovado, e com mais informação para descodificar o último testemunho artístico desta figura ímpar da cultura portuguesa do século XX.

 

O painel foi aqui dividido em cinco partes, de acordo com os elementos visuais identificáveis na obra.

Estrelas pentagonais

Nesta primeira secção do painel, vemos três pentagramas de cores diferentes, inscritos numa circunferência. Há ainda retângulos muito particulares, desenhados a azul.

Figura superflua exerrore

A grande estrela de 16 pontas, chamada Figura superflua exerrore, é baseada numa ilustração de Leonardo da Vinci para De divina proportione, de Luca Pacioli.

Grande estrela central

Aqui podemos ver uma estrela de cinco pontas cortadas, inspirada numa moeda do tempos de D. Afonso Henriques; reaparecem três retângulos azuis semelhantes aos da primeira secção.

Divisões da circunferência

Vemos nesta secção a geometrização de uma figura simbólica da cultura grega, um machado duplo, que é a base para propostas da divisão da circunferência em partes iguais.

O ponto de Bauhütte

A figura central desta secção chama-se ponto de Bauhütte, uma construção da autoria de Almada que pretende determinar geometricamente o ponto descrito numa quadra de uma associação de construtores de catedrais.

 

Explorar o painel