Ponto de encontro: Entrada do Edifício Sede
+ 16 anos
Duração: 2h
Gratuito | inscrição obrigatória | Máximo 40 participantes
A visita guiada ao “Projeto PA-REDES” será dinamizada pelo Clube Intercultural Europeu e moradores do Vale de Chelas aos murais de Arte Urbana e aos pontos estratégicos que formam a identidade e a memória comunitária do território.
Esta visita será realizada a pé.
ESGOTADO
SOBRE
PA-REDES é um projeto de inclusão social através da arte urbana que incide nos bairros João Nascimento Costa e Carlos Botelho (freguesia do Beato). A iniciativa estende-se também ao Bairro do Horizonte e Quinta do Lavrado (freguesia da Penha de França), territórios conhecidos como a antiga Curraleira, Casal do Pinto e Picheleira. Estes são locais cheios de memórias e vivências comunitárias, que foram objeto de recolha (testemunhos, fotografias, artigos), emissões de web rádio e de assembleias.
Simultaneamente, o projeto apostou na capacitação artística de crianças e jovens que participaram em diferentes workshops de pintura, desenho, fotomontagem, serigrafia e poster. Deste trabalho, e da sua relação com as memórias identificadas, nasceram dois murais criados pelas crianças e jovens do território. Outros murais foram também realizados por artistas profissionais, cujo processo de definição e elaboração contou com a participação ativa de moradores, envolvendo toda a comunidade.
Entidade Promotora: Clube Intercultural Europeu
Parceiros: Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Agrupamento de Escolas das Olaias, Associação de moradores Viver Melhor Beato, Associação de moradores/as Geração com futuro, Fundação Aga Khan, Gebalis, Junta de Freguesia do Beato, Santa Casa da Misericórdia.
ISTO É PARTIS
O PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social é um programa de apoio a projetos que privilegiam a arte como meio de intervenção social junto de crianças e jovens em risco, reclusos e ex-reclusos, imigrantes, pessoas isoladas ou com deficiência, entre outros. Alguns dos projetos apoiados no quadro da segunda edição deste programa apresentam o seu trabalho no “Isto é Partis”. Esta mostra tem também um espaço de reflexão na conferência “Isto é Inclusão Social.”