Ensemble Juvenil de Setúbal

Isto é PARTIS

Slider de Eventos

Através do Festival de Música de Setúbal, a A7M tem vindo a trabalhar desde 2011 a inclusão pela música junto da população de Setúbal. O Ensemble Juvenil de Setúbal, criado em 2014 com o apoio do programa PARTIS – Práticas Artísticas para Inclusão Social, herdou as mesmas características do Festival, juntando jovens de formação clássica, percussionistas e jovens com necessidades especiais, tornando-se assim, na primeira orquestra com estas características. Todos os jovens percorrem o mesmo caminho durante o projeto, ainda que utilizando diferentes metodologias.

O objetivo deste Ensemble é libertar os jovens músicos das barreiras culturais e sociais que muitas vezes os aprisionam, permitindo o desenvolvimento das suas capacidades e confiança pessoal. Esta forma de estar tem vindo a operar uma verdadeira mudança na vida destes jovens e das suas famílias.

 

Programa:

Music for Pieces of Wood de Steve Reich
Amor como Sal de Cevanne Horrocks-Hopayian
Carnaval dos Animais de C. Saint-Saëns / arranjo de Sara Ross

Ian Ritchie
Diretor Artístico

Sob a direção de Rui Borges Maia e a colaboração dos músicos Pedro Condinho e Fernando Molina, o programa para este concerto reflete a amplitude da forma de fazer música, bem como a grande diversidade dos elementos que o constituem: uma obra de referência criada por Steve Reich (Music for Pieces of Wood / Música para Peças de Madeira – um trabalho rítmico e expressivo envolvendo cinco pares de clavas, que são pequenos instrumentos de percussão de madeira), uma obra encomendada a Cevanne Horrocks-Hopayian, que tem por base um antigo conto tradicional inglês – Love Like Salt – que serviu de inspiração a Shakespeare na escrita de Rei Lear e a revisitação de uma famosa obra clássica (Carnaval dos Animais de Saint-Saens, criativamente adaptada por Sara Ross especialmente para o Ensemble).

 

Ao fim de três anos com o apoio do PARTIS – Práticas Artísticas para Inclusão Social, vários projetos vêm mostrar o trabalho que têm desenvolvido nas áreas da Música, Teatro, Fotografia, Cinema e até Artes Circenses, num conjunto de apresentações entre os dias 12 e 15 de janeiro.

Todos os espetáculos Isto é PARTIS incluem uma conversa com a equipa do projeto no final.

Os bilhetes podem ser levantados nas Bilheteiras da Fundação Calouste Gulbenkian a partir de quarta-feira, dia 11 de janeiro. Máximo de 4 bilhetes por pessoas.

Espetáculo a classificar pela CCE