Das estufas de cultura intensiva aos muros de uma prisão
Isto é PARTIS & Art for Change 2023
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianInterpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Os projetos artísticos BOWING e CORPOEMCADEIA encontram-se nesta conversa para discutir um tema que é comum a ambos: a solidão em comunidades periféricas no contexto das artes participativas.
BOWING desenvolve laboratórios performativos com migrantes asiáticos que chegam ao Alentejo para trabalhar em empresas de agricultura intensiva. CORPOEMCADEIA é um projeto que leva a dança e a Gestalt a um grupo de homens que cumprem penas no Estabelecimento Prisional do Linhó.
Através da partilha de pensamentos, histórias e práticas destes projetos, encontramos pontos de convergência e de contraste sobre o tema do isolamento e criamos aberturas que nos permitem entrar na solidão do outro.
Duração 120 min.
Imagem © João Mariano
SABER MAIS SOBRE OS PROJETOS BOWING E CORPOEMCADEIA
Oradores
-
Catarina Barata
Antropóloga e artista. Doutoranda no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com uma investigação acerca de violência obstétrica. Membro da Direção da Associação Terra Batida e da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto. Acompanha o projeto Bowing desde 2021.
-
Catarina Câmara
Intérprete, professora, criadora, counsellor em Psicoterapia Gestalt. Tem integrado e desenvolvido projetos na área da arte comunitária, cruzando práticas performativas, psicoterapia Gestalt e ecologia social. Desde 2019 é coordenadora artística e social do CORPOEMCADEIA.
-
Henda Vieira Lopes
Psicólogo Clínico, Terapeuta Familiar e Comunitário, com 20 anos de trabalho nas áreas da Masculinidade, Interculturalidade, Negritude e Africanidade, Apoio a Famílias e Intervenção Comunitária. Psicólogo do CORPOEMCADEIA.
-
Inês Melo
Professora, intérprete, cocriadora e apoio à produção de espetáculos de arte participativa. Integra a equipa nuclear do BOWING e a cocriação dos espetáculos dentro do projeto, na sua construçãoo coreográfica e interpretativa.
-
Madalena Victorino
Coreógrafa, professora e criadora de espetáculos de dança e artes performativas, com especial foco na arte participativa com diferentes comunidades. O seu trabalho é reconhecido pela sua carga humanística. É cofundadora, com Giacomo Scalisi, do projeto artístico e cultural Lavrar o Mar. Diretora artística do BOWING e dos dois espetáculos apresentados no âmbito do projeto: BOWING (2021) e BOWING BACK (2022).
-
Matilde Real
Cocriadora e intérprete em espetáculos de arte participativa, tem trabalhado com diferentes comunidades na área da palavra. Integra a equipa nuclear do BOWING e a cocriação dos espetáculos dentro do projeto, na sua escrita e dramaturgia.
-
Nusaiba Taima Nur
Estudante de 16 anos, nascida no Bangladesh e a viver em Portugal desde 2022. Nusaiba imagina, escreve e conta histórias. Morou com a sua mãe no Almograve, concelho de Odemira, tempo durante o qual integrou o projeto BOWING enquanto participante, e com o qual continua a colaborar a partir da sua nova casa em Lisboa.
-
Paolo Quattrini
Psicoterapeuta, Director do Instituto Gestalt – Firenze e International School of Gestalt Training. Membro do European Association of Psycotherapie e da International Federation of Gestalt Training Organization (F.O.R.G.E). Autor do Manuale di Psicoterapia a uso del Paziente. Supervisor em treinamento didático em Gestalt – Terapia na Itália, Espanha, Polónia e Brasil. Supervisor do projeto CORPOEMCADEIA.
-
Rajendra Shiwakoti
Músico, Tradutor e Mediador. Trabalhou em empresas de agricultura intensiva no concelho de Odemira, sendo agora mediador na TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado. Foi participante no BOWING em 2021, colaborando agora com o projeto enquanto tradutor, mediador e percussionista.
Financiado por
Uma iniciativa
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.