CAL

Isto é PARTIS

Slider de Eventos

Criação Coletiva: Pele
Projeto Retratos das ilhas: Bonfim para além das fachadas, Porto
+ 6 anos
Duração: 50 min

Espetáculo seguido de conversa com o público
Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia, nas bilheteiras da Fundação (máximo 2 bilhetes por pessoa)

 

CAL
Paredes que ouvem… Paredes vivas que contam histórias, camadas de cheiros e de sons sobrepostos pelo tempo, perpetuados nos retratos de quem habitou esse espaço e essa memória. Arquipélagos de vidas tecidas em corredores estreitos e becos sem saída, de quotidianos encolhidos num espaço sem segredos, onde numa gaveta se faz cama e onde os muros são porta e janela para dias curtos de horizonte. Diferentes gerações que se cruzam nas suas travessias diárias: nas esquinas, nas casas, nas árvores, no jardim… E se encontram na vontade de construir uma ilha onde “uns são todos” e não há sombras de arranha céus.

Retratos das ilhas: Bonfim para além das fachadas
Retratos das Ilhas: Bonfim para além das fachadas é um projeto de dinamização comunitária e criação artística com a comunidade do Bonfim, envolvendo um grupo intergeracional. Deste projeto, no qual a fotografia e as artes performativas se complementam e contagiam mutuamente, resultam dois espetáculos: “CAL”, criação coletiva da Pele, interpretada por um grupo de moradores do Bonfim e a exposição “ILHA”, com imagens de Paulo Pimenta e de crianças e séniores participantes do projeto.

Ficha artística e técnica:
Criação Coletiva Pele
Direção Artística Helena Oliveira e Maria João Mota
Direção Musical Miguel Ramos
Desenho de Luz Wilma Moutinho
Vídeo de Paulo Pimenta
Coordenação do Projeto / Produção Executiva de Patrícia Costa, Rede Inducar

Com o apoio e cooperação Associação de Moradores da Lomba, Associação O Meu Lugar no Mundo, Centro Social das Antas, Habitar Porto, Hotel Vila Galé Porto, Irmandade dos Clérigos, Left Hand Rotation, OPPIA- Oporto Picture Academy, Senhor do Bonfim – Associação de Solidariedade Social, Serralves – Serviço educativo, Sporting Clube São Vítor

 

ISTO É PARTIS
O PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social é um programa de apoio a projetos que privilegiam a arte como meio de intervenção social junto de crianças e jovens em risco, reclusos e ex-reclusos, imigrantes, pessoas isoladas ou com deficiência, entre outros. Alguns dos projetos apoiados no quadro da segunda edição deste programa apresentam o seu trabalho no “Isto é Partis”. Esta mostra tem também um espaço de reflexão na conferência “Isto é Inclusão Social.”