Apresentação do estudo Ageing in Place

Envelhecimento em Casa e na Comunidade

Modelos e estratégias centrados na autonomia, participação social e promoção do bem-estar das pessoas idosas

Slider de Eventos

Após a publicação em 2018 do Guia de Boas Práticas Ageing in Place, é agora apresentado o estudo Ageing in place – envelhecimento em casa e na comunidade.

Coordenado pelo Professor António M. Fonseca, o estudo tem por objetivo sistematizar e evidenciar modelos e estratégias implementados em Portugal e noutros países, que se enquadrem nos princípios do bem-estar e da qualidade de vida de pessoas idosas, sobretudo as que vivem mais isoladas.


TRANSMISSÃO


PUBLICAÇÕES


Programa

17:00   Abertura

 

17:10  Apresentação do estudo 

Ageing in Place – Envelhecimento em Casa e na Comunidade

António M. Fonseca, Autor do estudo, Psicólogo e Professor associado de Psicologia na Universidade Católica Portuguesa. Consultor da Fundação Calouste Gulbenkian para a área do envelhecimento.

 

17:30   Comentários

Sobre a publicação e a temática do Envelhecimento em Casa e na Comunidade

Catarina Alvarez, Psicóloga clínica com especialidade avançada em psicogerontologia, formadora, coordenadora de projetos e responsável pelas Relações Institucionais da Alzheimer Portugal.

Maria João Guardado Moreira, Professora e coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social e da Unidade de Investigação Interdisciplinar Age.Comm - Comunidades Envelhecidas Funcionais, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Óscar Ribeiro, Investigador principal do Grupo de Envelhecimento no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), Professor e coordenador do polo CINTESIS.UA na Universidade de Aveiro,  Diretor do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria (UA/ICBAS.UP).

 

18:00   Apresentação de projetos apoiados pela Fundação Gulbenkian

Registos audiovisuais com testemunhos e atividades em curso 


A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de [email protected].