Variável Mundo Novo

6 e 20 de maio, 3 de junho – Transmissão em direto

 

Este ciclo de três sessões vai explorar a ligação entre a ciência e a sociedade como uma ferramenta fundamental para superar a crise e para construir uma nova realidade.  Esta ligação é, nestes tempos excecionais que vivemos, mais clara do que nunca. De facto, quando conseguirmos superar esta pandemia será graças à ciência, às vacinas, aos modelos matemáticos, mas também graças ao comportamento dos cidadãos e das decisões dos nossos políticos.

A primeira sessão do ciclo irá explorar questões científicas, sócio-económicas e éticas envolvidas na utilização de dados e imunidade individual como chave para regressar a uma vida ativa. A segunda sessão irá abordar a relevância da ciência fundamental e do processo científico, bem como a mobilização de toda a sociedade para dar resposta a esta crise, e como se pode manter a articulação entre agências governamentais, institutos de ciência e sociedade civil no futuro. A terceira sessão consistirá em refletir sobre o que se pode aprender de uma pandemia, começando nas hipóteses científicas sobre o surgimento de novas doenças infeciosas até à construção de um futuro mais saudável e sustentável. 

O Ciclo Variável Mundo Novo é organizado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência e está integrado no Programa Ciência Aberta a Oeiras, uma parceria entre o Instituto Gulbenkian de Ciência, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica e a Câmara Municipal de Oeiras. 

 

 

EM PARCERIA