Editor/a

Candidaturas até 21 de setembro

Na primavera de 2024, o CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian reabrirá as suas portas ao público com um edifício renovado, um jardim expandido e o objetivo de libertar o poder transformador da arte para gerar mudanças pessoais e sociais. Assumidamente contemporâneos, pretendemos ser conhecidos local e internacionalmente pela nossa coleção única de arte portuguesa moderna e contemporânea, pelo nosso programa inovador de exposições e live arts e pelas nossas iniciativas de mediação/participação e investigação. Estamos empenhados em estabelecer uma instituição acolhedora e dinâmica, que defenda a imaginação como ferramenta essencial para projetar futuros melhores.

O Editor junta-se à equipa, neste momento crucial e desafiante. Reportando ao Coordenador de Divulgação, trabalhando no desenvolvimento do tom de voz do CAM juntamente com as estratégias de 5 anos da Fundação Calouste Gulbenkian e do CAM, preparando textos, desenvolvendo conteúdos impressos e digitais e mensagens institucionais em múltiplos canais. O Editor ajudará a dar vida à visão e às mensagens-chave do CAM, construindo e mantendo relações significativas com o público, quer com as pessoas que nos visitam pela primeira vez, quer com o público fidelizado de longa data, a partir de histórias, muitas vezes complexas, e transformando-as em textos concisos e atraentes.

O Editor trabalhará num ambiente de ritmo rápido, gerindo vários projetos em agenda, fazendo a ligação com os vários intervenientes, garantindo a qualidade e consistência de cada conteúdo e que todas as comunicações estejam alinhadas com a marca e estratégia do CAM.

Condições contratuais: Contrato de Trabalho Sem Termo

Principais responsabilidades

Desenvolver e implementar o tom de voz do CAM em alinhamento com a visão, os valores e as estratégias do CAM, incluindo a criação de conteúdos, bem como seleção de imagens para fortalecer a comunicação.

Criar e desenvolver conteúdo informativo para exposições, eventos e iniciativas institucionais para diferentes canais (incluindo materiais de marketing e comunicação, textos impressos, web, redes sociais). Isto inclui atuar como redator principal, bem como editar textos e coligir textos criados por colegas e colaboradores externos.

Atuar como editor do website do CAM e, particularmente, da secção Ler, Ver, Ouvir. Seguindo a estratégia editorial do CAM, definir storyboards e ângulos para os vários programas e públicos do CAM, envolvendo uma variedade de colaboradores internos e externos para garantir a multiplicidade de perspetivas. Colaborar com todos os intervenientes para refinar o conteúdo, equilibrando a voz curatorial/autoral e a voz institucional com objetivos interpretativos e necessidades do público.

Manter o conhecimento e implementar, conforme relevante, as melhores práticas estabelecidas e em permanente mudança a fim de criar conteúdo acessível e inclusivo para audiências diversas e promovendo a inclusão. Garantir o nível de leitura e o uso do idioma adequados para uma variedade de públicos.

Com o Coordenador de Divulgação, conduzir o planeamento estabelecendo processos e procedimentos claros, incluindo diretrizes de estilo e modelos. Estabelecer o fluxo de trabalho e aplicar cronogramas para cada projeto garantindo que os prazos são cumpridos e os objetivos alcançados sem problemas e dentro do prazo. Gerir o processo de produção em todas as etapas, revendo e resolvendo mudanças com todas as partes envolvidas até à aprovação final.

Competências requeridas

  • Mínimo de 3-5 anos de experiência significativa em jornalismo, no setor cultural ou em edição.
  • Excelentes competências em escrita de texto, edição e revisão, em português e inglês, com um olho apurado para os detalhes e a capacidade de sintetizar contribuições de vários intervenientes.
  • Capacidade comprovada de colaborar com sucesso com várias partes envolvidas ao mesmo tempo e num ambiente de ritmo rápido, dando resposta em paralelo à criação de conteúdo criativo.
  • Pós-graduação em Artes, Jornalismo ou Escrita Criativa (preferencial, mas não obrigatório).
  • Excelentes competências em comunicação oral e escrita.
  • Eficácia comprovada na gestão de colaborações complexas com designers gráficos, fotógrafos e/ou curadores.

A Fundação Calouste Gulbenkian incentiva a candidatura de todas as pessoas, independentemente da sua idade, género, orientação sexual, origem étnica, religião, deficiência ou incapacidade, em particular aquelas que se identificam com grupos sub-representados nas diversas iniciativas que a Fundação promove.


Candidatura

Atualização em 06 setembro 2023

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